Special Olympics Brasil promove atividades nas escolas

Publicada em 31/03/2023 às 16:44

Chute ao gol, túnel de bambolê, driblar os cones e rolar pelos colchonetes, essas foram algumas das atividades realizadas nesta semana pela Fundação Special Olympics Brasil, no Complexo Esportivo Francisco Álvaro Siqueira. As atividades tiveram a participação dos alunos da EMEB Owen Zilio e EMEB Aparecido Garcia.

“Esta atividade vai ao encontro da proposta de qualidade do ensino do programa Escola Inovadora, na medida em que pensa nas potências e capacidades de todos os nossos meninos e meninas, e fortalece as estratégias e vivências desenvolvidas pela rede municipal com esse foco”, comentou a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques.

Crianças em uma das atividades propostas pelo Projeto

A parceria da Prefeitura de Jundiaí com a Fundação Special Olympics Brasil existe há 27 anos, dos quais 10 dedicados ao trabalho com atletas jovens, para oferecer atividades motoras lúdicas e adaptadas para crianças com ou sem deficiência intelectual, entre os dois e sete anos.

Desde 2019, a parceria ampliou para a Unidade de Gestão de Educação (UGE) e Unidade de Esporte e Lazer (UGEL) e já atendeu cerca de 250 crianças.

Crianças da EMEB Aparecido Garcia e EMEB Owen Zilio

A Special Olympics permite o treinamento e competições nacionais e internacionais para atletas com deficiência intelectual. Toda a atividade foi acompanhada pela coordenadora de Educação Física, Fanny Haddad. “Essa parceria é para trabalharmos a inclusão com as crianças por meio esporte, mostrando que todos são capazes de se exercitar, além de promover a socialização entre eles” explica.

No fim das atividades, as turmas ganharam camisetas, medalhas de participação e até um lanchinho para repor as energias. A ação foi aprovada pelos pequenos, “Eu brinquei de bambolê e, agora, vou para o chute a gol. Foi muito legal, já fiz várias amizades.” comentou o pequeno Davi Lucas, que tem diagnóstico de TEA (Transtorno de Espectro Autista).

Davi Lucas Mascoti, aluno da EMEB Aparecido Garcia

A Special Olympics surgiu em 1968, quando Eunice Kennedy Shriver, irmã do ex-presidente americano John Kennedy, deu início aos primeiros jogos internacionais das Olimpíadas Especiais em Soldiers Field, nos Estados Unidos. O evento permite o treinamento e competições nacionais e internacionais para atletas com deficiência intelectual em diversas modalidades olímpicas.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/03/31/special-olympics-brasil-promove-atividades-nas-escolas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original