Encontro apresenta medidas de apoio à economia criativa

Publicada em 06/04/2023 às 09:08

A Prefeitura de Jundiaí e a Fundação Escola TVTEC (FTVTEC) promoveram nesta quarta-feira (5) um bate-papo interativo com criativos que fazem parte da comunidade do Galpão Criativo. Além de conhecerem a proposta da administração sobre as ações voltadas para a comunidade, os criativos puderam falar sobre suas necessidades para expor e vender seus produtos já que a maioria vive da economia criativa como fonte de renda. O encontro também foi importante para pontuar ações práticas com o objetivo de inserir os criativos em eventos municipais e outros espaços e assim ajudá-los a fomentar seus trabalhos, mas sem esquecer da qualificação.

O prefeito Luiz Fernando Machado ficou encantado com o espaço e parabenizou a atitude da superintendente Mônica Gropelo em proporcionar, em um espaço público e gratuito, oportunidade de ocupação aos que pretendem empreender. Ele reconhece a importância do empreendedorismo e da economia criativa para a comunidade local destacando que a exposição e a criação de espaços de oportunidades para os criativos e empreendedores são fundamentais para essas iniciativas.

Prefeito participou de evento com empreendedores do setor da economia criativa da cidade

“A articulação que está sendo feita tem um conceito claro, o da criatividade, formação, qualificação e exposição. É importante que esse movimento se integre às vendas porque é dessa forma que vamos conseguir prosperidade. Para isso, é necessário olhar para o protagonismo das pessoas e incentivá-las a explorar e expressar cada vez mais suas ideias e talentos para toda a sociedade em Jundiaí”, avalia Luiz Fernando.

Segundo o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, o Galpão Criativo já é um espaço consolidado para a economia criativa de Jundiaí porque impulsiona a ideia do empreendedorismo e da disrupção, proporcionando uma oportunidade para aqueles que querem voltar ao mercado de trabalho e aprender algo por si mesmo, gerando renda e movimentando a economia. “Muitas pessoas já estão falando do Galpão Criativo e expondo seus produtos aqui, o que é bastante positivo para a economia da cidade. Jundiaí está praticando uma política pública que não é apenas de incentivo, mas de apoio direto aos microempreendedores e artesãos”, comenta.

Espaço para empreender

A artesã de pinturas em porcelana, Mariana de Barros, participou do evento com propósito de fazer novas conexões. “Estou participando das oficinas e palestras que o Galpão Criativo oferece e estou adorando. A união das pessoas me chamou atenção, principalmente em ver pessoas empreendendo um pouco de tudo. Pretendo fazer parte deste time nas próximas feiras”, diz.

Para a artesã de costura criativa, Andreia Matos, a palestra é uma oportunidade de crescimento profissional e de se integrar aos criativos. “O trabalho do Galpão Criativo é maravilhoso. A criatividade, facilidade e oportunidade para quem trabalha com a economia criativa são fatores que chamam a atenção. Estou participando das oficinas e espero conseguir expor meus produtos”.

Criativos puderam falar sobre suas necessidades para expor e vender seus produtos

A criativa Adriana Boschini esteve presente nas duas últimas mostras e está contente com os resultados e o crescimento do Galpão. “Foi muito interessante essa conexão com a Prefeitura porque mostra a força que o Galpão Criativo está alcançando, além de proporcionar mais oportunidades para todos. A palestra com o Prefeito Luiz Fernando foi um momento importante de aprendizado e agregou bastante para os próximos planos”, conta.

Para abrilhantar o encontro, as MCs Belmonte e Lavinixx deram um show nas rimas acompanhadas pelo MC Tonzera. Duas oficinas criativas foram programadas para o momento. De ‘crie sua pulseira com fios’, com Marinilce Gomes e ‘faça sua vela artesanal’ com Maria Roque.

Parcerias importantes

Além da participação de vários gestores da administração municipal, o evento contou com representantes do Sebrae Jundiaí, Fatec, Instituto Federal, Associação e Empresarial de Jundiaí (ACE), Jundiaí Empreendedora, Senac e Fundo Social de Solidariedade (Funss).

A analista de projetos do Sebrae Jundiaí, Silvia Della Matrice, expressa sua satisfação em estar presente no evento e prestigiar o Galpão Criativo e seus criativos. “O Sebrae já possui um projeto consolidado na área da economia criativa e todos os escritórios regionais também trabalham com essa temática. O Sebrae decidiu estabelecer uma parceria com a TVTEC e o Galpão Criativo e, juntos, definimos um cronograma de atividades que envolve oficinas de treinamento, palestras e outras ações. Queremos fazer parte deste movimento e a parceria será mantida e fortalecida, visando o desenvolvimento da economia criativa da região”.

“Com os parceiros conseguimos ajudar a entender sobre portarias e editais. E isto faz com que o trabalho seja enriquecido cada vez mais. Este espaço tem sido ocupado pelos criativos, mas com todos os gestores sendo informados e consultados”, diz Mônica Gropelo.

Ainda participaram do evento Gilson Pichioli (diretor de Fomento à Indústria); Cristiano Lopes (Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia); Tiago Texera (Promoção da Saúde); Francine Suellen Picardi (diretora do Fundo Social de Solidariedade); Thiago Maia (Inovação e Relação com o Cidadão); Gustavo Maryssael de Campos (gestor da Casa Civil); Jensen Adalberto Chiesa da Silva (Assessoria de Políticas para a Igualdade Racial); Fernando de Souza (Unidade de Gestão de Negócios Jurídicos e Cidadania ); Mark William Ormenese Monteiro (ACE); Antonio Carlos Albino (presidente da Câmara de Jundiaí); e João Carlos de Lucca (diretor de Cultura)

TVTEC Jundiaí

Fotos: Fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/04/06/encontro-apresenta-medidas-de-apoio-a-economia-criativa/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original