Mais água: DAE investe R$ 4 milhões em reservatório do Ivoturucaia

Publicada em 06/04/2023 às 10:05

A região do Ivoturucaia será beneficiada com um novo reservatório de água tratada: as obras já começaram e a previsão é de que sejam concluídas até março de 2024. O investimento realizado pela DAE Jundiaí é de R$ 4,26 milhões. Os recursos são do Programa Saneamento para Todos-FGTS, tendo como agente financeiro a Caixa Econômica Federal.

Obras em andamento: reservatório terá capacidade para armazenar 1.000 m³ de água e vai integrar a operação da DAE

Com capacidade para armazenar 1.000 m³ de água, o reservatório vai integrar a operação da empresa, que conta atualmente com 57 reservatórios distribuídos pela cidade, somando 71 mil m³ de água armazenada.

“Jundiaí é reconhecida pela segurança hídrica e a operação da DAE é responsável pela água que chega às torneiras, diariamente. Os reservatórios são a extensão da represa, garantindo água mais perto dos bairros”, afirma o diretor presidente da DAE, Walter da Costa e Silva Filho.

Moradores no Jardim Marajoara, Estância Alpina, Bianchini, Recanto da Prata e Manacás serão beneficiados

Localizado na região leste do município, o reservatório do Ivoturucaia vai atender os bairros Jardim Marajoara, Estância Alpina, Estância Suíça, Bianchini, Fazenda Santa Isabel, Recanto da Prata e do Parque dos Manacás. O objetivo é reforçar e dar autonomia ao abastecimento a estes bairros, principalmente em períodos de manutenção.

Em 2021, a DAE já havia entregue novos reservatórios nos bairros Jardim Carlos Gomes, Distrito Industrial e FazGran e, anteriormente, no Cecap. Agora, além do Ivoturucaia, já em obras, está em andamento a licitação (em fase de adjudicação e homologação) para a construção de um novo reservatório no Jardim do Lago, com capacidade para armazenar 3 mil m³ de água e previsão de entrega em junho de 2024.

Conquista

O presidente da Associação de Moradores do Ivoturucaia, Pedro Vitorino, está acompanhando as obras de perto. “Estamos ansiosos pela entrega do reservatório. Apesar de não sofrermos com falta de água, ter um reservatório por aqui traz segurança caso alguma crise ou emergência surja. É uma ação positiva que só tem a trazer benefícios aos moradores”, avalia.

“É uma ação positiva que só tem a trazer benefícios aos moradores”, afirma Pedro Vitorino, presidente da Associação de Moradores do Ivoturucaia

Para Edson de Souza, morador do bairro há mais de 50 anos, o novo reservatório é motivo de comemoração. “Conheço a evolução do trabalho da DAE aqui. Acompanhei desde que passaram a rede de água anos atrás e só tem melhorado. O reservatório é uma ação incrível que vai nos ajudar muito”, conta. “O trabalho da DAE no sistema de água do Ivoturucaia tem sido uma graça de Deus”, complementa.

“O trabalho da DAE no sistema de água do Ivoturucaia tem sido uma graça de Deus”, afirma Edson de Souza

Assessoria de Comunicação – DAE Jundiaí

Fotos: DAE Jundiaí


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/04/06/mais-agua-dae-investe-r-4-milhoes-em-reservatorio-do-ivoturucaia/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original