“Horizonte Cigano – A trajetória dos povos ciganos através da Dança” é destaque na Biblioteca

Publicada em 10/04/2023 às 18:21

Até dia 25 de abril acontece na Biblioteca Pública Municipal “Professor Nelson Foot” em Jundiaí (SP) a exposição Horizonte Cigano – A trajetória dos Povos Ciganos através da Dança, que levará o público a uma viagem histórica pela grande diversidade das danças ciganas pelo mundo através de imagens, figurinos em um ambiente propício ao conhecimento.

Os Povos Ciganos são originários da Índia, mais precisamente ao norte e noroeste do país, fronteira com o Paquistão. Partiram em diáspora entre os séculos IX e X, talvez antes. Uma das saídas aconteceu devido à invasão persa, que expulsou e também vendeu como escravos o povo que ali estava. A partir desta saída e de mais contadas pela historiografia, os ciganos se dispersam, chegando em diversos países, inclusive no Brasil.

Exposição “Horizonte Cigano” poderá ser conferida no espaço de exposições Sônia Cintra até o dia 25 de abril

Chegaram em nosso país pela primeira vez em 1.574 degredados pela coroa portuguesa. Os povos ciganos são mantenedores culturais natos, ao chegar em um local, entram em contato com a cultura do país e colocam o seu “tempero”, mantendo viva a diversidade artística e os intercâmbios culturais.

A dança, ou melhor dizendo, as danças ciganas, assim como a música são extremamente ricas, o legado artístico é a grande manifestação cultural deste povo, que mesmo em meio a muita discriminação e preconceitos, continuam sua caminhada com resiliência, mostrando ao mundo sua grande diversidade cultural e encantando os gadjos (não ciganos).

A exposição

A ser construída pela primeira vez, o nome da exposição “Horizonte Cigano – A trajetória dos povos ciganos através da Dança”, faz referência ao primeiro espetáculo produzido pela pesquisadora Lady Agatha, que levou ao palco do Teatro Santo Agostinho, em São Paulo em 2019, a história dos povos ciganos pelo mundo através da dança.

Já no segundo espetáculo em 2022, “Além do Horizonte – A trajetória dos Povos Ciganos pelo Mundo”, a pesquisadora roteirizou mais detalhadamente a questão histórica. Tendo como eixo principal o fomento às danças étnicas, por isso há uma sugestão que aconteça no mês de abril, para atrelarmos ao 25o Enredança que está acontecendo na cidade. Porém não podemos deixar de citar, que neste mesmo mês também é comemorado em 08 de abril, o Dia Internacional dos Povos Ciganos (International Roma Day). Data marcada pelo momento em que a cultura cigana se organizou politicamente em 1.971.

A exposição partirá através da historiografia, levaremos o visitante a uma grande viagem de diversidade cultural. O objetivo é mostrar que as danças ciganas existem e vão muito além do que colocada comercialmente e estereotipadamente, como a dança de “bater a saia”.

No dia 14, sexta-feira, a partir das 19h a exposição terá uma programação especial: Palestra “Povos Ciganos – História e Cultura” com Lady Agatha, Oficina de Dança Cigana; Música cigana ao vivo com Ronald Mello para todos bailarem; Apresentação de Danças Ciganas com Cia Lady Agatha. Será uma noite de muita festa, diversão e acima de tudo conhecimento. Traga o seu melhor sorriso e venha dançar. Entrada gratuita!

Serviço:

Exposição “Horizonte Cigano – A trajetória dos Povos Ciganos através da Dança”

Até 25/04 na Biblioteca Pública Municipal Prof. Nelson Foot – Complexo Argos – avenida dr. Cavalcanti, 396 – Vila Arens. Horário: Segunda a sexta-feira, das 09h às 21h e aos sábados das 10h às 17h, mesmo horário para os feriados. Estacionamento no local.

Dr. Leonardo Cavalcanti: Vida e Morte

Até o dia 28, na Galeria Jundiaí, espaço da Biblioteca Municipal Prof. Nelson Foot o público poderá conferir alguns detalhes da vida do Dr. Leonardo Cavalcanti, personagem que empresta seu nome para a avenida onde está situado o Complexo Argos, que abriga o equipamento cultural.

A exposição é o resultado do trabalho de pesquisa de Stefânia Ladeira, responsável pela organização da mostra, que fez questão que a mesma acontecesse nesse mês de abril, já que no próximo dia 29, se comemora os 98 anos da morte de Dr. Cavalcanti e na Biblioteca, por estar instalada na rua que leva o nome do homenageado.

Exposição em homenagem ao Dr. Leonardo Cavalcanti vai até o dia 28 na Galeria Jundiaí

Como personagem histórico intrigante, Dr. Leonardo uni elos importantes para cultura e história já que seus diferentes aspectos: arte tumular, memória dos ferroviários, eletrificação do Brasil, e uma possível história de amor perdida, podem interessar diversas camadas de públicos.

 Ao ter uma obra de arte que retoma o interesse na sua figura de forma tão significativa, a vida e a morte de Dr. Cavalcanti, tem o potencial de se tornar um instrumento de renovação.

A exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h e aos sábados das 10h às 17h, com entrada gratuita. A Biblioteca está localizada no Complexo Argos, avenida dr. Cavalcanti, 396 – Vila Arens.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/04/10/horizonte-cigano-a-trajetoria-dos-povos-ciganos-atraves-da-danca-e-destaque-na-biblioteca/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original