Jundiaí é destaque em livro do Instituto Ayrton Senna e da USP

Publicada em 10/04/2023 às 08:57

Lançado na Cidade Universitária da Universidade de São Paulo (USP), na semana passada, o e-book “Competências socioemocionais e Vidas Ativas” traz políticas públicas de Jundiaí em destaque no trabalho, que é resultado de iniciativa coletiva iniciada em 2021. A publicação é parte da parceria entre o Instituto Ayrton Senna e o Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo (CEPEUSP) e fruto do diálogo entre pesquisadores e educadores dessas e de outras instituições parceiras, que buscaram destacar e refletir sobre práticas que podem ocorrer em diferentes ambientes e para todas as idades.

A Prefeitura de Jundiaí é a única instituição representante do Poder Executivo no livro, com o Capítulo 11: Desemparedar as infâncias na cidade: experiências de Jundiaí – São Paulo, escrito por Felipe Cunha (UGEL), Mariana Antonelli (UGEL) e Sylvia Angelini (UGPUMA).

“Jundiaí é a Cidade das Crianças e sede brasileira da Rede Mundial Cidade das Crianças. Todo o trabalho que vem sendo desenvolvido na cidade é reconhecido internacionalmente e demonstra que o município está no caminho certo, desenvolvendo projetos a partir da infância, que atendem a todas as idades”, comenta o prefeito Luiz Fernando Machado.

O e-book propõe algumas reflexões como: “Quais competências socioemocionais parecem estar mais relacionadas aos modos de vida ativos?” e “Como estimulá-las, desenvolvê-las, mantê-las e renová-las ao longo das fases do desenvolvimento humano, considerando as características e particularidades de cada um e também do ambiente no qual se insere?”

Para o educador Felipe Cunha, “o esporte é promotor de desenvolvimento humano quando é uma atividade livre e consciente, não limitada pela falta de tempo, de recurso ou de oportunidade. O que o município de Jundiaí vem fazendo com a política pública para crianças é promover a liberdade, o direito e autonomia das pessoas desde a infância”.

O objetivo do e-book é apresentar o diálogo entre os conceitos de competências socioemocionais e vidas ativas. Para isso, juntaram-se parceiras e parceiros que atuam na promoção do movimento, de atividades físicas e esportivas ou de competências socioemocionais com crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos em diferentes regiões do Brasil como o Instituto Corrida Amiga, Instituto Esporte Mais, Instituto Família Barrichello, Instituto Compartilhar, CooperarTemJogo, Elisabeth Regina, ex-professora em Maceió, e Prefeitura Municipal de Jundiaí.

“Ter a experiência de Jundiaí reconhecida nesse livro é importante não apenas porque reforça nossa convicção de que as ações aqui implementadas favorecem o desenvolvimento físico e emocional das crianças, mas também porque ela pode inspirar ações semelhantes em outras cidades, amplificando seus benefícios”, comenta Sylvia Angelini, diretora do Departamento de Urbanismo da UGPUMA.

O e-book pode ser acessado no link: https://institutoayrtonsenna.org.br/app/uploads/2023/04/E-book-Competencias-socioemocionais-e-vidas-ativas_2022_Cepeusp-e-IAS-compactado-1.pdf

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/04/10/jundiai-e-destaque-em-livro-do-instituto-ayrton-senna-e-da-usp/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original