Live “Espaço Cultura” apresenta novos projetos artísticos

Publicada em 11/04/2023 às 09:52

A Live: “Espaço Cultura” uma iniciativa da Unidade de Gestão de Cultura (UGC) realizada semanalmente pela Diretoria de Cultura, com transmissão nos canais da UGC, no Facebook e YouTube, das 16h às 17h, chega nesta quarta-feira (12), com três novos projetos artísticos contemplados em 2021 pelos editais municipais da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, dos cerca de 210 selecionados.

Na oportunidade, será apresentado para artistas e outros trabalhadores de Cultura, bem como para o público em geral, projetos de Propostas Formativas Virtuais e Visuais dos artistas: José Roberto da Silva, Alexandra Aparecida Lazari Simão e Cristiane Suiter.

Segundo o diretor de Cultura, João Carlos de Luca, a proposta das lives é a cada encontro disponibilizar os projetos contemplados, não só para divulgar os artistas e suas propostas, mas também promover o intercâmbio entre artistas de segmentos diferentes, gerando assim, uma reflexão atualizada da produção cultural em Jundiaí. “Nesta live, vou abordar o Edital do Festival de Música de Jundiaí 2023, o Edital CulturaMais 2023/24, o Edital CulturaMais Criança 2023/24 e esclarecer dúvidas gerais, incluindo o Cadastro de Artistas e Projetos”, finalizou o diretor.

Projetos

Os vídeos dos projetos que serão apresentados essa semana são:

José Roberto da Silva, “Moulagem de Figurinos” – Propostas formativas virtuais: Através da tradicional técnica francesa de costura, que é a pratica da construção da roupa em uma boneca de prova (manequim), ou diretamente no corpo, estarei montando nesse vídeo um figurino utilizando esta técnica, mostrando os caminhos e o resultado na construção de um figurino.


Alexandra Aparecida Lazari Simão, “Como criar personagens que conquistem seu leitor” – Propostas formativas visuais: A aula constituirá nos seguintes tópicos: 1- Apresentação 2- Importância de personagens nas obras 3- Tipos de personagens (protagonista, antagonista, aliado, coadjuvante) 4- Ficha de personagem 5- Tipos de protagonistas (clássico ou minimalista?) 6- Incidente incitante e como tornar seu herói no vilão 7- Curva de personagem 8- Como aprofundar seus personagens (Dilema x escolha, caráter x caracterização) 9- Como descrever seu personagem na narrativa sem cansar o leitor 10- Como ter certeza se a cena do seu personagem é necessária? Uso das 3 ações 11- Descrever rapidamente os arquétipos O vídeo terá um cenário parado com o auxílio de imagens e fluxograma, quando necessário. Os tópicos serão exemplificados com filmes, séries e desenhos para facilitar a assimilação do aluno.

Cristiane Suiter, “Retrato com carvão em papelão” – Propostas formativas visuais: Vídeo ensinando a desenhar e pintar um retrato usando materiais que temos em casa ou que são fáceis de achar, além de baratos: carvão e papelão.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/04/11/live-espaco-cultura-apresenta-novos-projetos-artisticos/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original