Dengue: cenário exige cuidados redobrados

Publicada em 14/04/2023 às 13:00

“Quem tem quintal, precisa ficar de olho. Quem mora em condomínio, tem que auxiliar também na fiscalização das áreas de lazer. Precisamos ter cuidado com os criadouros. Os sintomas são muito ruins e é uma doença que pode se agravar”, alerta a biomédica Gislaine Silva.

Exames alterados, equimose (extravasamento de sangue nas pernas), além de muitas dores no corpo e na cabeça, e sensação febril, apontaram o diagnóstico que ela não esperava ouvir. “Foi muito ruim saber que eu estava com dengue. Eu sempre tomei os cuidados em minha casa, mas se o outro não toma, todos corremos riscos. Foi o que aconteceu”, lamenta.

Dados do Ministério da Saúde mostram que nos três primeiros meses deste ano, comparado a 2022, os casos de dengue aumentaram quase 44%. Em Jundiaí, último boletim da Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM), órgão da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), aponta que a cidade registra 158 casos confirmados para a doença, sendo 67 autóctones, ou seja, contraídos na própria cidade, e 54 importados.

Gislaine fica atenta, inclusive atenta as áreas de lazer do seu condomínio

Os fatores ambientais, como a chuva, a umidade e as temperaturas elevadas, e a presença de criadouros do mosquito Aedes aegypti, que também causa chikungunya e zika, favorecem a infestação. 

“O cenário é preocupante. Cerca de 80% dos criadouros são identificados no interior das residências. Diariamente, nossas equipes estão nas ruas, atuando na orientação da população, na busca sistemática dos possíveis criadouros e acompanhando áreas de provável risco, como depósitos de reciclável e ferros-velhos. Mas precisamos da mobilização da sociedade para conter o problema. É hora de todos sermos proativos”, salienta a biomédica da VISAM, Ana Lúcia de Castro Silva.

Os principais criadouros do mosquito continuam sendo os pratos de vasos, vasos de plantas, latas, garrafas pet, plásticos utilizáveis, pneus, regadores/baldes, lonas (encerados plásticos) e ralos externos.  “Qualquer recipiente pode ser um criadouro para o Aedes aegypti, independente do tamanho, do formato e do seu volume de água. O importante é eliminá-los”, ressalta.  

A VISAM atua, em diversas frentes, para orientar a população

Sintomas
Entre os principais sintomas da dengue estão: febre, dor no corpo e articulações, dor atrás dos olhos, mal estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo. A orientação é procurar a Unidade de Saúde mais próxima para diagnóstico e tratamento adequados.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/04/14/dengue-cenario-exige-cuidados-redobrados/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original