Prefeitura expande programa de comunicação não-violenta nas escolas

Publicada em 14/04/2023 às 15:55

A Unidade de Gestão de Educação (UGE) prevê para 2023 a expansão de seu programa de comunicação não-violenta, já iniciado no ano passado em alguns bairros da cidade. Em parceria com o Instituto Paulista de Magistrados (IPAM), a iniciativa consiste na apresentação da peça teatral “Marcas da Infância” nas unidades escolares do Ensino Fundamental, a fim de incentivar entre os educadores e cuidadores responsáveis pelas crianças a identificação de violências físicas, sexuais e psicológicas, bem como a denúncia para os órgãos responsáveis.

“Integrado ao programa Escola Inovadora, esta iniciativa visa potencializar a prevenção dos nossos alunos às violências. Ela foi iniciada no ano passado, em dez unidades escolares de bairros das regiões Oeste e Leste, atingindo cerca de seis mil alunos e suas famílias, a partir de estudo da pediatra drª Stela Oliveira, do Hospital Universitário, acerca de violência e isolamento social durante a pandemia. A proposta agora é expandir e potencializar este alcance”, comentou a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques.

Peça com os atores da companhia Narrar de Teatro incentiva a identificação e denúncia de violência contra crianças e adolescentes

Para marcar esta etapa de expansão, a peça “Marcas da Infância” foi apresentada na manhã desta sexta-feira (14), no auditório Elis Regina do Complexo Argos, para educadores e diretores da UGE, além de servidores das Unidades de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) e de Promoção da Saúde (UGPS); e com a presença da presidente do IPAM, drª Herta Oliveira.

“Jundiaí foi o primeiro Município que permitiu que o projeto se tronasse realidade da forma como ele havia sido idealizado. Aqui vimos acolhimento e comprometimento e, por isso, agradecemos a adesão de toda a equipe da UGE”, elogiou a magistrada e que, ao final da apresentação, também compartilhou dados e pesquisas aos participantes.

Apresentada pelos atores da companhia Narrar de Teatro, “Marcas da Infância” faz parte do projeto “Eu tenho voz contra o abuso sexual de crianças e adolescentes” do IPAM e que já foi vista por mais de 50 mil expectadores.

Por meio de músicas e brincadeiras, a peça traz o olhar de quatro personagens crianças que, enquanto trazem ao público o resgate de memórias e de brincadeiras infantis, relatam histórias inspiradas em episódios reais de violência física e sexual, compartilhando ainda com a plateia as formas de identificação, a importância do diálogo e transmissão de confiança, bem como os canais para a realização de denúncia.

A apresentação contou ainda com a presença do presidente da Câmara Municipal, o vereador Antonio Carlos Albino.

Drª. Herta elogiou a adesão de Jundiaí ao projeto “Eu tenho voz”

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/04/14/prefeitura-expande-programa-educacional-de-comunicacao-nao-violenta/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original