Reunião define protocolos entre dirigentes escolares e Forças de Segurança
Publicada em 17/04/2023 às 16:50Cerca de 500 educadores, representantes e dirigentes de unidades escolares das redes municipal, estadual e privada de Jundiaí, participaram ao longo da manhã desta segunda-feira (17) de uma reunião de trabalho sobre Segurança Escolar com representantes das Forças de Segurança da região. Realizado no auditório da Unip, o encontro intersetorial teve como objetivo compartilhar as iniciativas já em execução e o alinhamento de fluxos e estratégias de comunicação para prevenção e realização de denúncias, com foco na proteção das crianças, adolescentes e educadores.
“O trabalho intersetorial, que já é uma realidade na Prefeitura, teve de ser ampliado ainda mais por conta desses eventos recentes e desde o início a Educação tem dialogado com a Unidade de Segurança Municipal. A escola não é só o lugar de transformação social que queremos, como também o lugar de segurança e proteção aos nossos meninos e meninas. Nossas armas são o conhecimento e a sabedoria, e por isso fica aqui o nosso convite para que as famílias e as comunidades estejam conosco neste momento”, comentou a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques, que anunciou também a adesão de Jundiaí à campanha “Dia da Compaixão, do Amor e da Gratidão”.
A dirigente da Diretoria de Ensino da Região de Jundiaí, Valdete Melo, também compartilhou as iniciativas já implementadas pelo governo estadual e fez um apelo aos educadores presentes. “Diante dos desafios apresentados nestes tempos, ampliar o diálogo e a Cultura de Paz são ainda mais necessários. Além do trabalho que já vem sendo desenvolvido, precisamos que a comunidade se convença da segurança nas escolas, desmistificando as ‘fake news’ e colaborando no monitoramento dos ambientes físicos e virtuais ocupados pelos alunos”, comentou a dirigente, indicando o Aplicativo 190 para a realização de denúncias.
A gestora de Segurança Municipal, Carla Basson, reiterou a importância da reunião de trabalho. “Não é possível tratar de paz se não falarmos de prevenção. Por isso, a GMJ e a Polícia Militar, que já atuam conjuntamente nos territórios ao longo de todo o ano, passam a contar com mais este protocolo intersetorial, compartilhado com os envolvidos ao longo desta manhã”.
A atividade foi acompanhada pelos comandantes do 11º e 49º Batalhões da Polícia Militar de Jundiaí, os tenentes-coronéis Pomílio e Yasui. O capitão PM Febbo compartilhou estudos de criminalística e o Programa Vizinhança Solidária Escolar, com foco na mudança de comportamento e conscientização solidária entre educadores, alunos e vizinhos, como facilitadores do policiamento preventivo eficaz.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
18/12/2024
CMEJA abre inscrição para preenchimento de vagas do Ensino Médio e Fundamental
-
16/12/2024
Alunos da EMEB Flórida Mestag vencem torneio de robótica do Sesi
-
15/12/2024
Prêmios e parcerias ajudam alavancar os índices de desempenho da Educação de Jundiaí
-
12/12/2024
368 anos: Centro de Referência da Infância e da Adolescência (CRIA) no Novo Horizonte é entregue
Baixe as fotos desta notícia na resolução original