Reunião define protocolos entre dirigentes escolares e Forças de Segurança

Publicada em 17/04/2023 às 16:50

Cerca de 500 educadores, representantes e dirigentes de unidades escolares das redes municipal, estadual e privada de Jundiaí, participaram ao longo da manhã desta segunda-feira (17) de uma reunião de trabalho sobre Segurança Escolar com representantes das Forças de Segurança da região. Realizado no auditório da Unip, o encontro intersetorial teve como objetivo compartilhar as iniciativas já em execução e o alinhamento de fluxos e estratégias de comunicação para prevenção e realização de denúncias, com foco na proteção das crianças, adolescentes e educadores.

“O trabalho intersetorial, que já é uma realidade na Prefeitura, teve de ser ampliado ainda mais por conta desses eventos recentes e desde o início a Educação tem dialogado com a Unidade de Segurança Municipal. A escola não é só o lugar de transformação social que queremos, como também o lugar de segurança e proteção aos nossos meninos e meninas. Nossas armas são o conhecimento e a sabedoria, e por isso fica aqui o nosso convite para que as famílias e as comunidades estejam conosco neste momento”, comentou a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques, que anunciou também a adesão de Jundiaí à campanha “Dia da Compaixão, do Amor e da Gratidão”.

Vastí compartilhou o que a Prefeitura, Diretoria de Ensino e Forças de Segurança já têm realizado, de maneira intersetorial, no Município

A dirigente da Diretoria de Ensino da Região de Jundiaí, Valdete Melo, também compartilhou as iniciativas já implementadas pelo governo estadual e fez um apelo aos educadores presentes. “Diante dos desafios apresentados nestes tempos, ampliar o diálogo e a Cultura de Paz são ainda mais necessários. Além do trabalho que já vem sendo desenvolvido, precisamos que a comunidade se convença da segurança nas escolas, desmistificando as ‘fake news’ e colaborando no monitoramento dos ambientes físicos e virtuais ocupados pelos alunos”, comentou a dirigente, indicando o Aplicativo 190 para a realização de denúncias.

A gestora de Segurança Municipal, Carla Basson, reiterou a importância da reunião de trabalho. “Não é possível tratar de paz se não falarmos de prevenção. Por isso, a GMJ e a Polícia Militar, que já atuam conjuntamente nos territórios ao longo de todo o ano, passam a contar com mais este protocolo intersetorial, compartilhado com os envolvidos ao longo desta manhã”.

A atividade foi acompanhada pelos comandantes do 11º e 49º Batalhões da Polícia Militar de Jundiaí, os tenentes-coronéis Pomílio e Yasui. O capitão PM Febbo compartilhou estudos de criminalística e o Programa Vizinhança Solidária Escolar, com foco na mudança de comportamento e conscientização solidária entre educadores, alunos e vizinhos, como facilitadores do policiamento preventivo eficaz.

O capitão Febbo apresentou o Programa Vizinhança Solidária Escolar aos participantes

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/04/17/reuniao-define-protocolos-entre-dirigentes-escolares-e-forcas-de-seguranca/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original