Educadores fazem caminhada de reconhecimento pelo Jardim São Camilo

Publicada em 19/04/2023 às 14:08

Os educadores da EMEB Professora Ruth Carturan Wiemann contaram, nesta quarta-feira (19), com uma caminhada de reconhecimento pelo Jardim São Camilo, a fim de identificar a realidade social e os trajetos percorridos por seus alunos até a chegada à Escola. O percurso foi todo acompanhado pelo Assessor de Políticas para a Igualdade Racial da Unidade de Gestão da Casa Civil, Jensen Silva, que é morador do bairro.

“Já realizamos atividades como essa na EMEB Naman Tayar, no Jardim Ângela, e com uma Escola particular pelo Jardim Fepasa, articulando com lideranças locais. Por isso, a iniciativa chama-se “Conhecendo o nosso Bairro”, para que a sociedade possa conhecer essas diferentes realidades”, comentou Jensen.

A Diretora da Escola, Profª Thailana Matias, explicou a proposta. “A ideia surgiu quando, durante uma reunião com a rede de serviços da região, identificamos que era necessário que a equipe de educadores conhecesse mais a realidade dos bairros onde moram os alunos. Fomos apresentados ao Assessor, que mediou esse encontro”, comentou. Na EMEB, dos cerca de 30 colaboradores, cinco residem na região.

Turmas foram divididas em grupos, para a realização da caminhada pela manhã e à tarde

Os educadores foram divididos em dois grupos: um no período matutino e outro vespertino – conforme o contraturno das aulas, como atividade de hora de estudo. Saindo da Escola, o percurso passou pela Praça que Acolhe – Praça Valdemar Lopes; pela EMEB Deodato Janski; pelas Ruas Idalina Gonçalves Dias, Ângelo Rivelli, José Maria Whitaker e João Pinheiro dos Santos; além de áreas como o platô com espaço de convivência, a Viela do Pelé e, terminando o percurso, a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro.

“Durante o percurso, passando pelas escadarias, lembrei-me de quando a mãe de um aluno, durante o período de chuvas, atrasou-se para buscar o filho por conta de uma enxurrada”, comentou a Professora do Grupo 4, Rosilene de Souza.

“A visita me fez lembrar de quando uma das mães, já no final da gravidez, não conseguia mais trazer o filho para a escola e não tinha nenhuma rede de apoio familiar para auxiliá-la. Até que a direção foi até a casa dela e conseguiu organizar entre as mães alguma que pudesse ajudá-la”, recordou-se Luciano Santana, educador do Grupo 5.

Outras unidades escolares e organizações interessadas na iniciativa podem acionar a Assessoria de Políticas para a Igualdade Racial pelo telefone 4589-8549.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/04/19/educadores-fazem-caminhada-de-reconhecimento-pelo-jardim-sao-camilo/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original