Checklist ajuda no controle contra a dengue

Publicada em 20/04/2023 às 18:17

Com a chuva que vem atingindo a região, é necessário redobrar os cuidados com os criadouros do mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue, zika e chikungunya. A Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM), órgão da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), orienta que a população faça um checklist nos quintais para garantir que não ficará água parada. Para facilitar, baixe a lista disponível no site da Prefeitura.

 “As chuvas e a temperatura elevada favorecem a infestação. O mosquito precisa apenas de recipientes “criadouros” para a colocação dos ovos, os quais em contato com a água liberam as larvas. o ciclo do Aedes aegypti (ovo, larva, pupa e mosquito adulto) pode se completar em dez dias. O cenário nos preocupa porque os casos de dengue estão crescendo, e levantamento mostra que 80% dos criadouros estão nas residências”, ressalta a biomédica da VISAM, Ana Lúcia de Castro.

Faça o download do arquivo e aproveite o feriado para fazer a checagem da residência

De acordo com o último boletim de arboviroses, Jundiaí registrou entre os dias 1 de janeiro e 19 de abril, 305 casos de dengue, sendo 224 autóctones e 81 importados, e dois casos importados de chikungunya.

O checklist é simples. Entre os itens a serem verificados estão: os pratos de vasos, as calhas, as vasilhas dos animais, os ralos e a caixa d’água.

“É uma lista de ações necessárias e importantes para toda a sociedade. Neste feriado do Dia de Tiradentes, a população pode aproveitar para fazer a vistoria dos quintais e também dentro das residências. Cada um fazendo a sua parte, é possível controlar o surgimento de novas gerações de mosquitos. A dengue é uma doença que pode levar a morte”, salienta.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/04/20/checklist-ajuda-no-controle-contra-a-dengue/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original