Turismo rural de Jundiaí cresce 166% em 10 anos

Publicada em 21/04/2023 às 08:04

Consolidado como um dos principais destinos daqueles que procuram pelo Turismo Rural no estado de São Paulo, Jundiaí cresceu 166% em número de estabelecimentos agregados em uma década. Dos 30 espaços dedicados ao turismo rural em 2013, a cidade passa a contar com mais de 80 neste ano, sendo dois recentemente inaugurados no mês de março. O crescimento reflete na economia, com a geração de mais empregos e renda para o setor.

Segundo dados da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo, em 2013, Jundiaí recebia cerca de 390 mil pessoas no ano nos estabelecimentos dedicados ao turismo rural na cidade. Até então, apenas a Rota da Uva estava implementada. Em uma década, o número de visitantes saltou para mais de 1 milhão de visitantes estimadamente, no ano com um consumo médio de U$ 70 por pessoa.

“Jundiaí tem entre as suas qualidades, a característica de contar com belas paisagens e a preservação de sua história e sua tradição. O turismo rural reúne as qualidades com o desenvolvimento econômico gerado pela visitação e consumo, resultando em renda e emprego”, comenta o prefeito Luiz Fernando Machado.

Aproveitar o café da amanhã colonial é a atração das rotas turísticas rurais

“A ampliação da oferta de empreendimentos de turismo rural tem sido uma constante e o segmento tem crescido substancialmente, ano a ano. Essa diversificação aumenta as opções para turistas e distribui melhor o fluxo que a cidade recebe, trazendo mais desenvolvimento para as diversas regiões e bairros da cidade, possibilitando ainda a criação de novas rotas turísticas”, complementa a Diretora de Turismo, Marcela Moro.

Neste ano, novos empreendimentos foram abertos e passam a fazer parte das rotas turísticas rurais da cidade, como é o caso do Quintal dos Alves, na região Norte de Jundiaí. “Nossa proposta é fazer com que nossos clientes experimentem momentos de tranquilidade num espaço bonito e muito agradável junto à natureza, aliado a uma gastronomia de qualidade, que procura trazer memórias gustativas tanto de nossa herança portuguesa quanto italiana, e ainda inovar com o desenvolvimento de novas receitas”, comenta a proprietária Luciana Alves, do novo empreendimento, no Corrupira. “Nosso cardápio conta com cerca de 80 itens. O que no passado foi uma granja, transformou-se num lindo salão de café da manhã após uma minuciosa restauração”, completa.

A variedade de atrações e interesses pelas rotas da cidade podem ser conferidas no site do Turismo Jundiaí, clicando aqui. https://turismo.jundiai.sp.gov.br/atrativos/turismorural/. “A gestão tem foco em auxiliar os produtores rurais a se fixarem no campo, e isso passa pela oferta de serviços de apoio especializado, com engenheiros agrônomos, análise de solo gratuita, capacitações e incentivos”, relembra o gestor da UGAAT, Eduardo Alvarez.

Belas paisagens são o atrativo das rotas de Jundiaí, aliadas às delícias culinárias tradicionais

Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/04/21/turismo-rural-de-jundiai-cresce-166-em-10-anos/