Enredança: Ana Botafogo vem a Jundiaí e dá workshop gratuito a bailarinas

Publicada em 22/04/2023 às 14:44

A Primeira Bailarina do Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Ana Botafogo, chegou a Jundiaí neste final de semana para participar da 25ª edição do Festival Enredança, evento organizado pela Unidade de Gestão de Cultura (UGC). Além de jurada na Mostra Competitiva de estilo Clássico de Repertório, Clássico Livre e Neoclássico, a profissional ministrou workshops gratuitos de ballet clássico para duas turmas compostas por 40 alunos cada, na Sala Hermeto Pascoal, localizada no Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa).

Ana Botafogo ministrou workshops gratuitos de ballet clássico

Isaac Francisco, de apenas 11 anos, foi um dos participantes da turma deste sábado (22) de manhã. Bailarino desde os cinco, o garoto tem Ana como uma inspiração e promete guardar com carinho cada ensinamento dela. “A aula foi muito boa, com uma pessoa muito experiente. Hoje aprendi muitas coisas que irão me ajudar no meu futuro na dança”, afirmou.

A Gisele Bianchini, de 44 anos, conta que pela segunda vez participa de um workshop com a Ana Botafogo. E, apesar de ser professora de balé, ela afirma sempre ter mais para aprender. “Estar com a Ana sempre é uma oportunidade única para aprimorar os nossos conhecimentos. Ela é uma diva para nós, uma excelente profissional, muito generosa e didática”, avalia.

Para Ana Botafogo, estar perto dos alunos é uma experiência gratificante. “Eu vivi da dança e tenho como objetivo passar a minha paixão para crianças, jovens e adultos. A missão é incentivá-los e mostrar a todos que o trabalho é árduo e cada pequena conquista do dia a dia é importante para a carreira e para a vida”, explicou. A bailarina ainda aproveitou a oportunidade para elogiar o Festival Enredança. “É um festival que conecta toda a comunidade da dança e agrega muito conhecimento a todos. Fico muito feliz por participar em mais essa edição”.

“O Enredança está inserido em um contexto de promoção da cultura para a população e do aprendizado para os nossos artistas, por meio de workshops com dançarinos e dançarinas consagradas. Além disso, é um dos únicos festivais do Brasil que não cobra nada dos bailarinos e isso é fundamental para oportunizar todos. Em Jundiaí, pensamos a cultura de forma global, como um instrumento capaz de transformar diversas áreas da sociedade, reduzir desigualdades e gerar oportunidades.”, comentou o Gestor de Cultura, Marcelo Peroni.

Ana Botafogo elogiou o Enredança e afirmou querer passar o amor pela dança aos alunos

O Enredança termina neste domingo (23) e os ingressos para a Noite de Gala podem ser retirados pelo site, a partir das 10h30 também no domingo. Ao todo, serão 900 bailarinos, 380 coreografias, que serão apresentadas por 70 inscritos por grupo, escola ou artista solo, de 20 diferentes cidades do Estado de São Paulo.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/04/22/enredanca-ana-botafogo-vem-a-jundiai-e-da-workshop-gratuito-a-bailarinas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original