Vinhos de Jundiaí ganharão Centro de Enologia

Publicada em 22/04/2023 às 08:00

Grande atrativo das Rotas Turísticas e um dos pilares econômicos da agricultura de Jundiaí, a viticultura da cidade ganhará um moderno Centro de Enologia, que está sendo montado na ETEC Benedito Storani (Etec BeSt). O laboratório foi conquistado a partir de articulação da Gestão Municipal junto ao Governo do Estado, com foco no avanço do setor e na oferta de serviços e educação qualificados e específicos para os produtores rurais da cidade. O investimento total foi de aproximadamente R$ 16 milhões.

O Centro de Enologia contará com um curso técnico, com a duração de 3 semestres, que será o primeiro do Estado em Viticultura e Enologia. O espaço possibilitará aos produtores de vinho da cidade e de toda a região, a concepção, elaboração e envase, supervisionados por técnicos e alunos da escola.

“Essa incubadora de vinhos é uma conquista para toda a Região Metropolitana de Jundiaí, pois vai possibilitar aos produtores de uva e de vinho um incremento importante na qualidade dos produtos. Neste ano, 242 mil pessoas participaram da Festa da Uva e da Expo Vinhos de Jundiaí. O potencial do nosso turismo rural é enorme, por isso a importância desse Centro aqui na cidade”, reforçou o prefeito Luiz Fernando Machado.

João Castanho, proprietário da Vinícola Castanho, acredita que a estrutura será muito importante para todos os produtores de vinho da cidade. “A qualificação do profissional e a estrutura do Centro vão possibilitar um grande salto na qualidade do vinho de Jundiaí, principalmente pelo uso da tecnologia na vinificação, que muitos produtores hoje não têm disponível”, afirma.

Vinícolas de Jundiaí serão beneficiadas com novo Centro de Enologia

“O Centro de Viticultura e Enologia vai desenvolver a produção de vinhos no estado de São Paulo todo, pois todos os produtores poderão usar o espaço para vinificarem e ampliarem a qualidade do vinho que chega à mesa das pessoas”, lembra o gestor de Agronegócio, Abastecimento e Turismo de Jundiaí, Eduardo Alvarez.

O local contará com salas para produção de suco de uva e do vinho, área de envase, adega para armazenamento dos vinhos e sala de degustação. Atualmente, 22 vinícolas fazem parte da Rota Turística do Vinho em Jundiaí. “O crescimento do turismo rural fez com que as vinícolas como um todo se preocupassem mais com o processo da elaboração de vinhos finos e também com a qualidade do suco de uva. Agora, com mais tecnologia, o salto de qualidade dos vinhos de Jundiaí será considerável”, lembrou o gestor.

O Vestibulinho da ETEC está com inscrições abertas até o dia 08 de maio. O curso técnico em Viticultura e Enologia será iniciado no segundo semestre.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/04/22/vinhos-de-jundiai-ganharao-centro-de-enologia/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original