Arbovirose: Veículo da VISAM realiza nebulização nas ruas da Vila Hortolândia

Publicada em 24/04/2023 às 13:42

Para conter o avanço da dengue no Município, a Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM), órgão da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), realizou na manhã desta segunda-feira (24) nebulização veicular na Vila Hortolândia, região que registra transmissão da doença. Mais de 30 quarteirões foram percorridos.

O equipamento libera inseticida, com o objetivo de atingir e matar o Aedes aegypti em sua fase adulta. A aplicação no bairro se dará em três dias consecutivos e, nesta terça (25) e quarta-feira (26), o veículo retorna, às 6h.

“A nebulização atinge o Aedes, que também causa a zika e a chikungunya, no peridomicílio, ou seja, no local em que ele faz o repouso, como nos muros e nas árvores. É mais uma iniciativa que estamos adotando para reverter o cenário que é preocupante”, explica a biomédica da VISAM, Ana Lúcia de Castro Silva.

O equipamento elimina baixo volume de inseticida e atinge o mosquito adulto

De acordo com o último boletim de arboviroses, foram registrados, entre os dias 1 e 19 de abril, 305 casos de dengue na cidade, sendo 224 autóctones e 81 importados, e dois casos importados de chikungunya.

“Estamos atuando de forma intensa para conscientizar a população a ter uma atitude proativa para contermos a transmissão de dengue. Mais essa estratégia está sendo necessária, porque as pessoas ainda continuam deixando criadouros para o Aedes aegypti. A nebulização não atinge as formas imaturas, isto é, as larvas, sendo fundamental o comprometimento da população com a prevenção.” acrescenta a biomédica.  

Moradora do bairro, a cozinheira Berenice Venâncio destacou a importância de ver mais essa iniciativa no combate à dengue. “Eu tenho muito medo de ser picada. Fico mais tranquila em ver essa ação, mas também sei que tenho que fazer a minha parte e cuidar do meu quintal e da minha casa”, salientou.

Berenice sabe que cada um tem que fazer a sua parte, eliminando os criadouros

Orientação
Durante a passagem do veículo com a nebulização, a recomendação é para que os moradores não fiquem nas janelas ou sacadas, tirem os animais dos quintais, cubram gaiolas e, se possível, tirem os veículos estacionados na rua, facilitando o trabalho da máquina de aplicação.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/04/24/arbovirose-veiculo-da-visam-realiza-nebulizacao-nas-ruas-da-vila-hortolandia/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original