Educação de Jundiaí realiza intercâmbio de experiências com visita técnica ao Ceará
Publicada em 26/04/2023 às 14:20Uma equipe da Unidade de Gestão de Educação (UGE) realiza, ao longo desta semana, uma visita técnica ao Ceará, a fim de conhecer as políticas públicas educacionais do Estado e as iniciativas pela comunicação não-violenta voltadas às Infâncias, além de realizar avaliação externa e compartilhar as boas práticas de Jundiaí pelo programa Escola Inovadora.
“Missões técnicas como esta são importantes, pois permitem um olhar para as diferentes realidades e experiências positivas do País, como forma de parâmetro e tomada dos novos passos. Através do contato com esses profissionais, conseguimos aprender e compartilhar, difundindo também a nossa experiência com o programa Escola Inovadora”, comentou a gestora da UGE, Vastí Ferrari Marques.
A visita começou nessa segunda-feira (24), por Fortaleza, que, assim como Jundiaí, também integra a Rede Urban95, da Fundação Bernard Van Leer. Na capital, as representantes da UGE foram recebidas pelas secretárias executivas de Cooperação com os Municípios e de Gestão da Rede Escolar, Emanuelle Grace e Oderlânia Leite, que apresentaram a organização do trabalho pedagógico e administrativo do órgão estadual a fim de subsidiar e monitorar os programas de alfabetização e formação em todos os Municípios daquele Estado.
Na sequência, a equipe da UGE conheceu o Espaço Mais Infância, programa estadual que propõe ações sociais e culturais nas regiões mais vulneráveis, com foco no estímulo à profissionalização e retomada do protagonismo de vida, por meio de ações intergeracionais e atividades no contraturno escolar.
A visita prosseguiu na Casa da Criança e do Adolescente, equipamento público voltado à proteção de vítimas de violências e violações de direitos, e que concentra diversos serviços para o atendimento integral e 24 horas, com foco na tomada imediata de medidas e encaminhamentos.
Ainda na capital, a comitiva visitou a “Cidade Mais Infância”, parque que simula, por meio de instalações temáticas, as vivências da realidade urbana para as crianças, como a escola, Prefeitura, delegacia de Polícia e hospital, com foca na educação patrimonial.
A equipe da UGE também visita o Município de Sobral, que também integra a Rede Urban95, e possui o maior Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Com atividades junto à secretaria municipal local e a Fundação Lemann, a equipe de Jundiaí conheceu, em roda de conversa dirigida pela professora Anna Penido, mais sobre as rotinas de trabalho dos educadores do Núcleo de Apoio à Aprendizagem (NAA) e compartilhou informações sobre o eixo de formação dos educadores dentro do eixo do programa Escola Inovadora.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação
-
18/12/2024
CMEJA abre inscrição para preenchimento de vagas do Ensino Médio e Fundamental
-
16/12/2024
Alunos da EMEB Flórida Mestag vencem torneio de robótica do Sesi
-
15/12/2024
Prêmios e parcerias ajudam alavancar os índices de desempenho da Educação de Jundiaí
-
12/12/2024
368 anos: Centro de Referência da Infância e da Adolescência (CRIA) no Novo Horizonte é entregue
Baixe as fotos desta notícia na resolução original