Horta Urbana Guanabara recebe professores da rede municipal para atividade

Publicada em 26/04/2023 às 12:55

Cerca de 60 profissionais da Educação de 4 EMEBs da região do Jardim Guanabara conheceram, nesta quarta-feira (26), a Horta Urbana, o futuro Parque Naturalizado e o Jardim de Chuva localizados no bairro. A ideia da visita é que os profissionais levem experiências para as escolas e também possam conhecer o espaço público do bairro para futuras atividades ao ar livre.

O espaço foi apresentado aos professores pelas permissionárias da horta, Luíza Expedita Gomes e Jocilena Cenachi Ramalho, pela diretora da EMEB Professor Nelson Álvaro Figueiredo Brito, Ana Lúcia Perboni Kalmar, e pela arquiteta da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), Alissandra Bernardini de Oliveira. O vereador Daniel Lemos também acompanhou os profissionais.

Além da horta urbana, que está na primeira colheita, o Parque Naturalizado, que conta também com um Jardim de Chuva, terá pista de caminhada, tanque de areia e espaços com vários brinquedos naturalizados.

“Esse espaço foi contemplado para a integração da comunidade e também com as escolas do bairro, para que as crianças possam aprender sobre vários aspectos da natureza, como os ciclos de água, sobre a horta e sobre tudo o que a natureza oferece”, disse a arquiteta da UGPUMA.

Projeto do Parque Naturalizado foi apresentado aos professores pela UGPUMA

Permissionárias da horta urbana, as donas Luíza e Jocilena ficaram muito felizes com o intercâmbio com professores da rede municipal. “Estou muito feliz em fazer parte da ocupação desse espaço, sabendo também que as crianças das nossas escolas vão poder aprender sobre a horta que nós estamos implantando”, falou a dona Luíza.

“Os brinquedos que integrarão o espaço e todo o projeto fazem parte de conceitos de aprendizado ao ar livre e sobre como as crianças podem aprender também em contato com a natureza”, reforçou a arquiteta.

Os professores também fizeram sugestões sobre a concepção do parque, pensando em aspectos como a acessibilidade e o aprendizado das crianças e também fizeram o plantio de PANCs. “O contato das crianças com a natureza é muito importante e ajuda muito no desenvolvimento e no aprendizado, principalmente pensando no conceito de desemparedamento e ocupação dos espaços públicos ao ar livre”, disse a professora Lívia Almeida, da EMEB Professora Cleonice Adolpho de Faria, no Jardim Guanbara. O Parque Naturalizado está previsto para ser entregue até o segundo semestre de 2023.

Profissionais da educação conheceram a horta urbana do Parque Guanabara

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/04/26/horta-urbana-guanabara-recebe-professores-da-rede-municipal-para-atividade/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original