Dia do Trabalho: confira o ‘Abre e Fecha’ dos equipamentos e serviços municipais

Publicada em 27/04/2023 às 08:00

Conforme definido pelo Decreto Municipal nº 31.903/2022, os serviços e equipamentos públicos municipais vinculados à Prefeitura poderão ter seus horários de funcionamento alterados nesta segunda-feira, 1º de maio, feriado nacional do Dia do Trabalho. Confira os detalhes e horários de funcionamento no período:

Os setores administrativos em geral não terão expediente nesta segunda (01), retomando o atendimento normal na terça-feira (02), logo no horário regular de funcionamento. São eles:

  • Paço Municipal;
  • Unidades de Gestão externas;
  • Complexo Argos;
  • Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa);
  • Unidades escolares da rede municipal de ensino;
  • Procon – com agendamento prévio pela internet;
  • Fundo Social de Solidariedade (Funss) – avenida Manoela Lacerda de Vergueiro, s/nº, Anhangabaú;
  • Fundação Municipal de Ação Social (Fumas) – avenida União dos Ferroviários, 2222;
  • Instituto de Previdência do Município de Jundiaí (Iprejun).

Saúde
As Unidades Básicas de Saúde (UBSs), as Clínicas da Família, os Ambulatórios, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), a Academia de Saúde, o Centro de Convivência, Cultura, Trabalho e Geração de Renda (CECCO), e os CAPS 2, 3 e Infantojuvenil permanecem fechados na segunda-feira (01) e reabrem na terça (02). Já o CAPS AD fica aberto 24 horas, apenas para acolhidos.

As Unidades de Pronto-Atendimento (PAs) da Ponte São João (rua Santo Antônio, 191), Retiro (rua Maria Lúcia de Almeida, 100) e Hortolândia (rua Campinas, 58) funcionam das 7h às 19h (com fechamento dos portões às 18h), para atendimento de síndrome gripal e demanda geral adulto e criança.

As situações de urgência devem ser encaminhadas para o PA Central (adultos) e para a UPA 24h Vetor Oeste (crianças e adultos), diariamente, 24h. O Hospital São Vicente de Paulo e o Hospital Universitário (HU) permanecem sem alteração no fluxo de atendimento.

A vacinação vai até sexta-feira (28) nas UBSs e nas Clínicas da Família, conforme o horário de cada sala de vacina, retornando na terça-feira (02).

A Prefeitura realiza, sábado (29), campanha de multivacinação com a aplicação de doses contra a Covid, Influenza e as demais do calendário nacional de imunização, no Espaço Jundiaí Empreendedora (Maxi Shopping), das 11h às 17h, e na UBS Traviú (Rua Paulino Lourençon, 8), das 8h às 12h.

Espaço Jundiaí Empreendedora fica aberto no sábado (29) para a aplicação das doses da campanha de multivacinação

Cultura
Os equipamentos culturais – Fábrica das Infâncias Japy, Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes, Museu Ferroviário (Espaço Expressa) e Teatro Polytheama – permanecerão fechados nesta segunda-feira (01), para a realização de manutenção e limpeza dos espaços, como acontece todas as segundas-feiras.

Já o Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão e seus jardins ficam fechados ao público a partir das 14h desta sexta-feira (28), para dedetização e montagem de nova exposição. Só os jardins reabrem, na terça-feira (02), às 10h.

O único equipamento que estará em funcionamento é a Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot (avenida dr. Cavalcanti, 396 – Complexo Argos), e que ficará aberta das 10h às 17h.

Mobilidade e Transporte
Nesta segunda-feira (01), as linhas seguem tabela horária referente aos domingos e feriados.

As tabelas horárias dos ônibus podem ser conferidas no site do SITU ou ainda, em tempo real dos veículos em circulação, pelo aplicativo CittaMobi disponível para celulares.

Jundiaí Empreendedora
O Espaço Jundiaí Empreendedora, no Maxi Shopping – onde também funcionam o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) e o Banco do Povo –, permanecerá fechado na segunda (01) e retoma as atividades na terça-feira (02), a partir das 8h.

O Espaço fica aberto no sábado (29), das 11h às 17h, para a aplicação de doses da campanha de multivacinação.

Biblioteca Municipal ficará aberta nesta segunda-feira (01), das 10h às 17h

Coleta de lixo
Os cronogramas de coletas orgânica, seletiva cata-treco e seletiva reciclável seguem com normalidade e podem ser consultados no site da Prefeitura.

Feiras e varejões
A única feira realizada às segundas-feiras, a Feira do Produtor no Jardim Samambaia, não será realizada nesta segunda (01). Os detalhes, endereços e horários podem ser consultados no site.

DAE
A sede administrativa da DAE e os Postos de Atendimento da Centro, Vila Hortolândia, Ponte São João, Eloy Chaves e Poupatempo não terão expediente nesta segunda-feira (01).

Em caso de emergência, os munícipes podem entrar em contato com a DAE pela Central de Relacionamento, no telefone 0800 0133 155, com atendimento 24 horas. Mais informações também podem ser obtidas pelo site da empresa.

Parques
O Parque da Cidade e o Mundo das Crianças, que integram o complexo administrado da DAE Jundiaí, estarão abertos durante o feriado.

O Parque da Cidade funciona das 6h30 às 18h, com entrada permitida até as 17h. Já o Mundo das Crianças irá funcionar das 7h às 17h, com entrada até as 16h. Para visitar durante o feriado, é necessário agendamento prévio pelo site.

Os demais parques municipais permanecem todos abertos nesse período, das 8h às 17h. Nos parques de grande porte, a entrada será permitida somente até uma hora antes do horário de fechamento.

Parque da Cidade e Mundo das Crianças ficam abertos durante o período

Complexos esportivos
Os complexos esportivos permanecem abertos no sábado (29), domingo (30) e segunda-feira (01), das 8h às 18h. A exceção é o Dr. Nicolino de Luca (Bolão), que funciona das 6h às 18h.

O complexo esportivo Antônio Ovídeo Bueno segue fechado para obras.

Assistência e Desenvolvimento Social
O Centro Pop (Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 504 – Centro), para o atendimento à população em situação de rua, fica aberto até sexta-feira (28), às 17h, retomando o atendimento normal na terça-feira (02).

Durante o período, as equipes do Serviço Especial de Abordagem Social (SEAS) dão continuidade às ações de busca-ativa e ficam disponíveis para acionamento e atendimentos a chamados, 24 horas por dia, pelo telefone (11) 98531-0146.

Serviço Funerário
Os cemitérios municipais Nossa Senhora do Montenegro e Nossa Senhora do Desterro permanecem abertos normalmente, das 7h às 17h, para sepultamentos, visitas e reformas de túmulos. O atendimento do velório Adamastor Fernandes segue o funcionamento 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Os cronogramas de coletas orgânica, seletiva cata-treco e seletiva reciclável seguem com normalidade durante o período

Assessoria de Imprensa
Fotos: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/04/27/dia-do-trabalho-confira-o-abre-e-fecha-dos-equipamentos-e-servicos-municipais/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original