Programa de Enfrentamento à Obesidade Infantil dobra o número de alunos alcançados

Publicada em 27/04/2023 às 09:29

A Unidade de Gestão de Educação (UGE) iniciou nesta quarta-feira (26) as atividades do ano do programa de Enfrentamento à Obesidade Infantil, começando pela Emeb Ivo de Bona, do Residencial Almerinda Chaves.

Com foco nas turmas dos terceiros, quartos e quintos anos, o programa consiste na medição em duas etapas – uma agora e outra no final do ano – de peso e altura das crianças, a fim de identificar casos com necessidade de encaminhamentos para acompanhamento dos serviços vinculados às Unidades de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) e de Esporte e Lazer (UGEL).

“Pelo eixo da qualidade do ensino do programa Escola Inovadora, entendemos os nossos meninos e meninas enquanto seres humanos, e que precisam ser cuidados em todos os âmbitos de sua existência. Crescer de forma saudável e adequada faz parte dessa premissa e é nesse sentido que atua o enfrentamento ao sobrepeso, uma realidade global, mas cujos efeitos queremos diminuir em nosso Município”, comentou a gestora da UGE, Vastí Ferrari Marques.

Atividades começam já na sala de aula, com um bate papo das coordenadoras com a criançada, para explicar a importância de hábitos saudáveis

Como explicam as coordenadoras dos professores de Educação Física da UGE Fanny Hadad e Luciana Nagashima, o programa surgiu em 2017, em parceria com a Escola Superior de Educação Física de Jundiaí (Esef) e da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ), e foi interrompido durante a pandemia. Com a retomada em 2022, a iniciativa atendeu cerca de mil crianças, das Emebs Professor Adelino Brandão (Morada das Vinhas), Aparecido Garcia (Jardim Martins) e Janet Prado (vila Maringá). Nessas unidades, após identificados valores inferiores, porém próximos, dos percentuais de sobrepeso indicados pela Organização das Nações Unidas (ONU) em crianças, o trabalho foi capaz de reduzir ainda mais tais índices.

Este ano, o impacto da iniciativa irá dobrar, chegando a duas mil crianças, com a atuação das equipes também nas Emebs Ivo de Bona e na Professora Geralda Berthola Facca (Jardim do Lago).

Antes das medições, as coordenadoras também fazem em sala de aula uma explicação interativa com os alunos, acerca da importância da alimentação, prática de esportes, do sono e de hábitos, no crescimento saudável das crianças.

Para o Arthur Morasutti, de oito anos, “esta é uma atividade para se ter uma vida mais saudável”. Ao ver o resultado da sua altura, teve uma feliz surpresa, pois agora mede 1,43 metro. “Cresci dois centímetros desde a última vez em que medi, quando fui ao hospital. Acho que cresci pois dormi bastante e como bem. Agora mesmo, acabei de comer arroz com frango”, comentou o aluno do 3º ano que vai a pé para escola todos os dias, com exceção das segundas-feiras, quando ganha uma carona.

A Larissa dos Santos, de nove anos, também se surpreendeu com a sua altura: 1,40 metro. “Acho que sou uma criança saudável, pois eu cresci. Antes eu era pequeninha, agora sou grande. E só cresce quem é saudável, toma água e pratica esportes. E eu como brócolis, milho, manga e morango, e faço Educação Física”.

Além da atividade nas escolas, o programa conta ainda com o “Mexam-se”, dia de atividades temáticas no Mundo das Crianças para os alunos envolvidos. Para 2023 estão previstas três edições, em parceria com o 12º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC), sendo o primeiro deles já no dia 27 de maio.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/04/27/programa-de-enfrentamento-a-obesidade-infantil-dobra-o-numero-de-alunos-alcancados/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original