CEREST de Jundiaí está entre os melhores do País

Publicada em 28/04/2023 às 08:00

No Abril Verde, mês que engloba as ações de conscientização relacionadas à segurança e à saúde do trabalhador brasileiro, o Centro de Referência e Saúde do Trabalhador (CEREST) de Jundiaí foi classificado, pelo Ministério da Saúde (MS), entre os 18 melhores do País. 

O trabalho desenvolvido pelo órgão obteve a pontuação máxima – 165 pontos – no Qualifica CEREST do ano de 2022, instrumento de monitoramento das ações para a saúde do trabalhador. Ao todo, foram avaliados nove critérios relacionados às atividades de vigilância, assistência e educação, e para cada um foram atribuídas formulas de cálculos e pontuações específicas. O resultado do indicador foi publicado dia 24, no site da Coordenação Geral em Saúde do Trabalhador do MS.

“A saúde é a nossa prioridade, e Jundiaí, nos últimos anos, também tem realizado um trabalho de excelência na prevenção aos acidentes e no cuidado com os trabalhadores, a partir de ações especializadas. Esse é um reconhecimento importante”, destaca o prefeito Luiz Fernando Machado.

O gestor de Promoção da Saúde, Tiago Texera, também ressalta a importância da pontuação e lembra que Município é referência técnica e pedagógica para 10 cidades da região.

“A nossa unidade desenvolve um trabalho completo, atuando prontamente na investigação, prevenção e promoção da saúde dos trabalhadores. Pontuamos em 100% dos quesitos no Qualifica, obtendo atuação satisfatória, o que mostra a qualidade do que vem sendo realizado pela nossa equipe”, comemora.

Números
Em 2022, o CEREST Jundiaí registrou 4.881 agravos relacionados ao trabalho notificados pelos serviços da Rede de Atenção à Saúde. Além disso, a equipe realizou 2.408 procedimentos de análise da situação de saúde dos trabalhadores; 500 ações de inspeção, notificação e autuação nas empresas; 4.337 orientações técnicas em saúde do trabalhador; 743 consultas médicas; 82 treinamentos; e 339 apoios regionais para os municípios da região.

“Esses números são resultado do combate à subnotificação dos agravos junto aos serviços públicos e privados. Esse é um diferencial e que tem servido de exemplo para os demais CERESTs”, comenta a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde, Fauzia Abou Abbas Raíza.

A prevenção de acidentes e a promoção da saúde dos trabalhadores são focos do trabalho do CEREST

Em dezembro, a cidade foi convidada a compartilhar sua experiência exitosa no 10º Encontro da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador – 10º Renastão -, em Brasília, que celebrou os 10 anos da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNSTT) e os 20 anos de criação da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renast). Em setembro, a unidade recebeu a visita de técnicos federais e estadual para conhecer o funcionamento e o trabalho realizado.

“O trabalho do CEREST é um desafio e estamos colhendo o fruto de ações que estão fortalecendo a cultura de prevenção de acidentes no ambiente de trabalho. Vamos permanecer atuando fortemente, visando a garantia da integralidade do cuidado à saúde do trabalhador”, acrescenta a coordenadora da divisão de vigilância em saúde do trabalhador, Flávia Pagliarde Cerezer.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/04/28/cerest-de-jundiai-esta-entre-os-melhores-do-pais/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original