Horta Urbana do Fazenda Grande recebe crianças da EMEB Nassib Cury

Publicada em 28/04/2023 às 12:27

35 alunos do 3º ano “A” da EMEB Nassib Cury, no Fazenda Grande, conheceram, nesta sexta-feira (28), a Horta Urbana do bairro. Através do programa de desemparedamento, desenvolvido em toda a rede municipal de ensino dentro do Programa Escola Inovadora, os alunos aprenderam vários conceitos sobre a plantação de orgânicos e sobre sustentabilidade. Na horta, os alunos encontraram uma variedade de verduras como alface, rúcula, couve, ervas aromáticas como salsinha, cebolinha, coentro, as PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais) e vários legumes.

Ao longo da visita, supervisionada pelos profissionais da UGPUMA e da Educação, eles fizeram anotações sobre textura, cor, aroma e aprenderam sobre tudo o que é plantado na horta. Os alunos ainda recolheram legumes, PANCs e verduras para terminar a análise na escola também. O espaço no Fazenda Grande faz parte do programa Horta Urbana, da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UPGUMA) e a permissionária é a dona Célia Fernandes Micheloti.

Alunos da EMEB Nassib Cury fizeram anotações sobre os alimentos observados

“Na nossa escola temos o projeto de horta com o objetivo educativo. Para que aprendam sobre plantio, nascimento e crescimento das plantas. Então vir à horta comunitária é entender, na prática, tudo o que eles têm na escola. Quando as crianças têm contato com a terra, elas adquirem, além do conhecimento, todo o cuidado e o carinho com o meio ambiente”, disse a coordenadora da escola, Ana Perez.

O Jhonatan Vinicius Gonçalves, de 8 anos, ficou empolgado com a horta. “Foi muito legal conhecer a horta e aprender como nascem os legumes e as verduras”. Ele colheu pela primeira vez uma mandioca. “Como a gente faz o trabalho com horta na escola, é uma ótima oportunidade pra eles terem ainda mais contato com os alimentos, com a terra e com a natureza. Eles nunca vão esquecer dessa riqueza que foi o aprendizado ao ar livre”, comentou a professora da turma, Fabiane Silvia Vicente Idalgo.

“A ideia dessas visitas é que as crianças saibam que, no bairro onde elas moram, tem uma horta com alimentos orgânicos e que lá elas podem frequentar junto com os pais. E gostaria de reforçar a importância da Horta Urbana como uma continuidade da horta na escola, no sentido de que tudo o que se aprende na escola, a família também terá a oportunidade na Horta Urbana”, reforçou a coordenadora do programa de Hortas Urbanas de Jundiaí, Rita Stringari De Francesco.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/04/28/horta-urbana-do-fazenda-grande-recebe-criancas-da-emeb-nassib-cury/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original