Paralisia infantil: Saúde alerta sobre a necessidade do esquema vacinal completo

Publicada em 28/04/2023 às 08:00

Jundiaí, a partir da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), volta a alertar para a importância da vacina contra a paralisia infantil (Poliomielite). As doses estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Novas UBSs e Clínicas da Família, com aplicação no horário das salas de vacinação.

No País, não são registrados casos de Pólio desde 1989, mas existe o risco de a doença voltar, e a imunização é o caminho para manter a proteção das crianças. Em março, um caso foi registrado no Peru, na cidade de Loreto, que faz fronteira com o Brasil. Uma criança de 1 ano e 4 meses, que não estava vacinada, teve como sequela a paralisia das pernas.

“O vírus está circulando e bem próximo. Novamente, ressaltamos que o risco de voltarmos a ter paralisia infantil no País é grande. Os pais e/ou responsáveis precisam manter as carteiras de vacinação das crianças atualizadas. O esforço precisa ser coletivo para o Brasil se manter sem a doença”, orienta a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Maria do Carmo Possidente.

Com a circulação do vírus, é importante que os pais levem os filhos para tomar as doses

O Calendário Nacional de Imunização do Ministério da Saúde preconiza que, aos dois, quatro e seis meses, a população infantil receba três doses da vacina injetável – VIP. Aos 15 meses e aos 4 anos, mais duas doses de reforço com a vacina oral bivalente – VOP (gotinha).

No Município, segundo balanço da (VE), neste ano, a cobertura vacinal de rotina contra Pólio está em 76,99% em menores de um ano e de 73,20% em crianças com um ano. O ideal é que atingir os 95%.

A paralisia infantil é uma doença contagiosa aguda causada por um vírus que vive no intestino, o poliovírus, e que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes e secreções eliminadas pela boca de pacientes. Nos casos graves, em que acontecem as paralisias musculares, os membros inferiores são os mais atingidos.

Demais vacinas
Também estão disponíveis nos equipamentos de saúde as demais vacinas previstas no Calendário Nacional de Imunização, para crianças, adolescentes e adultos, além das doses contra Covid-19, inclusive a Pfizer bivalente, e a vacina contra Influenza para o público habilitado.

CONFIRA O CALENDÁRIO CONTRA INFLUENZA E COVID

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/04/28/paralisia-infantil-saude-alerta-sobre-a-necessidade-do-esquema-vacinal-completo/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original