Prefeitura compõe grupo de trabalho voltado aos cuidados com a pessoa idosa
Publicada em 28/04/2023 às 11:33A Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC) está desenvolvendo programa de atenção e cuidados para a pessoa idosa. A iniciativa é do Assessoria de Políticas Públicas para o Idoso, ligado à Casa Civil, em parceria com outras Unidades de Gestão, assessorias, instituições e profissionais independentes do ramo. Os primeiros alinhamentos foram iniciados nesta quinta-feira (27), em reunião no Paço Municipal.
“Estudos realizados em Jundiaí indicam uma tendência a médio prazo de termos uma população com mais idosos do que jovens e crianças. Conforme diretriz do Prefeito Luiz Fernando Machado, é fundamental a participação do poder público no desenvolvimento de iniciativas e ações que orientem as pessoas a cuidarem desses idosos”, afirma o Gestor da Casa Civil, Dr. Gustavo Maryssael.

O projeto prevê a oferta de programa de atenção e cuidados permanente e descentralizado, com produção de material didático próprio. Além disso, haverá o monitoramento constante de dados para manter as aulas atualizadas e a oferta de fortalecimento de vínculos e cuidados aos cuidadores. O objetivo é que a população tenha qualidade de vida e um envelhecimento digno. Alguns dos temas abordados serão: saúde física e mental, violência, acessibilidade, entre outros.
“Com critérios baseados no Estatuto do Idoso, a Assessoria de Políticas Públicas para o Idoso, em conjunto com os demais envolvidos, trabalha na construção de um projeto intersetorial com o objetivo de promover o cuidado global dos idosos e seus cuidadores”, comenta a Assessora de Políticas Públicas para Idosos, Alessandra Citelli.
Também participaram da reunião os assessores Paulo Almeida (Direitos Humanos) e Penha Camunhas (Mulheres), além de representantes da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), Fundo Social de Solidariedade (FUNSS), Escola Superior de Educação Física (ESEF), Corpo de Bombeiros e Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ).
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafo PMJ
-
23/08/2025
Alunos da EMEB Maria Lucia Massarente Klinke recebem vivência musical
-
17/06/2025
Junho Violeta: palestra sobre prevenção à violência contra a pessoa idosa promove escuta e acolhimento
-
15/06/2025
Junho Violeta: Jundiaí promove ações para garantir os direitos e o bem-estar da pessoa idosa
-
29/04/2025
10ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa reúne mais de 250 participantes e define propostas para fortalecimento de políticas públicas
Baixe as fotos desta notícia na resolução original