Raiva: VISAM identifica morcego positivo na Vila Maringá e orienta moradores

Publicada em 28/04/2023 às 14:34

A Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM) – órgão da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) – identificou o nono morcego positivo para raiva na cidade, neste ano. O caso foi na Vila Maringá e os responsáveis pela residência em que o animal foi encontrado foram orientados.

“Todas as medidas preconizadas foram tomadas, com a orientação aos moradores, atendimento e vacinação a um animal contactante com o morcego, e a busca de sinais de colônia nas proximidades do endereço”, informa o coordenador da VISAM, veterinário Luis Gustavo Grijota Nascimento.

O morcego era da espécie Myotis nigricans, insetívoro muito comum no Município.

É necessário contatar a VISAM, sendo identificado um morcego em situações não usuais

Orientações
A VISAM alerta que, no caso de identificação de um morcego em situações não usuais, como no interior de residências, nos quintais, voando durante o dia, ou caídos no chão, a pessoa deve contatar imediatamente o órgão pelos telefones (11) 4589-6340 e (11) 4589-6350 para recolhimento do animal.

Caso seja possível, a orientação é isolar o cômodo em que o animal foi encontrado e/ou imobilizá-lo, colocando sobre ele um anteparo como um balde, pote de sorvete, um pano ou uma caixa. Ninguém deve manusear os morcegos sem proteção – mesmo os encontrados mortos.

“Também é importante que cães e gatos recebam, anualmente, a vacina antirrábica”, acrescenta Nascimento. O imunizante é disponibilizado gratuitamente pela VISAM, a partir de agendamento telefônico.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/04/28/raiva-visam-identifica-morcego-positivo-na-vila-maringa-e-orienta-moradores/
Leia mais sobre , ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original