Prefeitura entrega Subvenção Agrícola e premiação aos produtores da Festa da Uva

Publicada em 29/04/2023 às 10:00

Esta semana foi de comemoração no Parque da Uva. A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), realizou as assinaturas dos Termos de Compromisso para a entrega da Subvenção Agrícola e entregou a premiação aos produtores que expuseram suas frutas na Festa da Uva. No evento também foi apresentado o “Programa Rotas Rurais”.

O Programa Municipal de Subvenção do Seguro Agrícola visa contribuir com a proteção das lavouras contra as adversidades climáticas, arcando com parte dos custos de aquisição do seguro. Neste ano, o reembolso será de 15% do valor total do prêmio do seguro rural, subsídio útil não somente na safra em questão, mas que pode ser revertido em tecnologia de produção, como cobertura do pomar, aquisição de implementos e modernização do sistema de cultivo, tendo em vista que o valor recebido pelo produtor é livre para que ele utilize da forma que achar conveniente.

Neste ano, 116 agricultores foram contemplados, com representação de bairros como Traviú, Bom Jardim, Poste, Distrito Industrial, Corrupira, São José da Pedra Santa, Rio Acima, Champirra, Mato Dentro, Caxambu, Toca, Roseira, entre outros.

Evento foi realizado no Parque da Uva

“É sempre um momento de muita alegria a entrega da Subvenção Agrícola. Como ela, o Governo tem entregue importantes Políticas Públicas para apoio ao Agronegócio em Jundiaí. Agora lançaremos o Edital com o dobro do valor do ano passado, para o Programa de Cultivo Protegido, que custeará até R$ 6 mil reais por propriedade, e a compra do revestimento para a cobertura na utilização do cultivo protegido”, disse o gestor de Agronegócio, Abastecimento e Turismo, Eduardo Alvarez.

A Exposição de Frutas da Festa da Uva, na qual os agricultores levam para o evento o melhor de safra, também contou com a premiação. Foram avaliados vários aspectos, como tamanho, cor, aparência, entre outras características. Além da uva, também foram premiadas outras frutas e hortaliças diversas. 39 produtores participaram da exposição neste ano.

Na categoria “Supercampeão – Uva Niagara Rosada de Jundiahy”, para o agricultor que obteve o maior número de pontos durante os quatro finais de semana da 38ª Festa da Uva, o grande vencedor foi o produtor de uva, Anderson Alex Tomasetto. 4ª geração de produtores de uvas da família, ele destacou que esse tipo de iniciativa fortalece o evento: “É um incentivo a mais para os produtores participarem da exposição, já que eles trazem o melhor da safra para a exposição. E a Festa da Uva foi um sucesso, tanto para nós, enquanto reconhecimento, quanto para a cidade e para o turismo rural”, disse.

A escolha desta categoria refere-se aos premiados com a uva Niagara Rosada de Jundiahy, símbolo e patrimônio da cidade, sendo reconhecida, há poucas semanas, com Indicação de Geográfica. Os produtores Almir Michelin, Alexandre Braz de Souza, Sandro Rodrigo Burch e Daniel Morelli também foram declarados “supercampeões”. Em 2023, 242 mil pessoas participaram da Festa da Uva.

Supercampeões da Exposição da Festa da Uva 2023

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/04/29/prefeitura-entrega-subvencao-agricola-e-premiacao-aos-produtores-da-festa-da-uva/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original