Primeiro Concerto da temporada 2023 da Orquestra traz Verdi, Grieg e Brahms

Publicada em 30/04/2023 às 09:52

A Orquestra Sinfônica Municipal de Jundiaí (OSMJ) realizou, neste sábado (29), o concerto de abertura da temporada 2023. A apresentação lotou o Teatro Polytheama e homenageou os aniversários de nascimento dos compositores italiano Giuseppe Verdi, norueguês Edvard Grieg e alemão Johannes Brahms, que completam este ano, respectivamente, 210, 110 e 190 anos.

Com a formação mesclada por músicos profissionais e jovens músicos bolsistas, a Orquestra apresentou as peças “Nabucco”, de Verdi, trechos de “Peer Gynt”, de Grieg e três Danças Húngaras (números 1, 3 e 10), de Brahms. A regente e diretora artística da OSMJ, a maestrina Claudia Feres, explicou o programa do concerto. “Nunca imaginei colocar em um único programa peças de compositores tão diferentes, como Verdi, Grieg e Brahms. Levar essa diversidade ao público foi o nosso objetivo”.

Primeiro Concerto da temporada 2023 da Orquestra traz Verdi, Grieg e Brahms

Muitas famílias prestigiaram o concerto de abertura da temporada 2023 da Orquestra, como a Família Toresim. “Pensamos que a música clássica faz parte da vida cultural e da história de Jundiaí. Nós viemos com nossos filhos, porque entendemos que a arte também faz parte do processo educacional”, lembrou Everton Toresim, que estava acompanhado da esposa e dos dois filhos.

CONFIRA AS FOTOS DO PRIMEIRO CONCERTO DA ORQUESTRA

“A administração do prefeito Luiz Fernando Machado tem investido muito na cultura aqui na nossa cidade. Nosso orçamento para 2023 é maior do que nos anos anteriores. E vamos seguir investindo. Nós acreditamos que a cultura é essencial para a transformação de uma cidade. E ver esse teatro cheio de crianças, na nossa cidade que é a cidade das crianças, é gratificante”, reforçou o gestor de Cultura, Marcelo Peroni. Ao longo do ano, a Orquestra também fará apresentações descentralizadas, nos bairros e também na escolas.

“Nós conseguimos aumentar o público que vem ao teatro assistir a Orquestra. Os ingressos sempre esgotam rapidamente, o que mostra que o acesso à cultura está cada vez maior”, lembrou o diretor do Teatro Polytheama, Wagner Nacarato.

O próximo concerto da Orquestra Sinfônica Municipal de Jundiaí será no 27 de maio, às 20h, no Teatro Polytheama. O programa trará peças de Felix Mendelssohn Bartholdy e Max Bruch. A OSMJ é mantida pela Prefeitura, por meio da Unidade de Gestão de Cultura e neste chega à sua 13ª temporada.

PROGRAMAÇÃO DA TEMPORADA 2023 DA OSMJ

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/04/30/primeiro-concerto-da-temporada-2023-da-orquestra-traz-verdi-grieg-e-brahms/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original