Pessoas em situação de rua passam por atendimento de saúde

Publicada em 02/05/2023 às 14:35

As Unidades de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) e de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) realizaram na última sexta-feira (28), em parceria com a Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ), mais uma edição do projeto Dia da Promoção da Saúde no Centro Pop.

Além de consultas e procedimentos médicos e de enfermagem (aferição de pressão, curativos e testes rápidos de glicemia) foi oportunizada a coleta de exames de sangue para pessoas em situação de rua. A atividade integra o plano de ação para a região central, desencadeado pela Prefeitura de Jundiaí e alinhado com o projeto de Revitalização do Centro, com foco em oferecer qualidade de vida e segurança.

“Desde janeiro, a partir dessa ação intersetorial, é feito o acolhimento, a escuta qualificada, juntamente com a oferta de procedimentos médicos, de enfermagem e odontológicos, propiciando o cuidado integral em saúde para essa população em tempo e espaço oportunos, ou seja, no momento em que estão no serviço em que tem confiança. Os dados de cada um são lançados no prontuário eletrônico, dando mais resolutividade aos atendimentos”, informa a apoiadora institucional da UGPS, enfermeira Luciana Marinho.

Foram realizados procedimentos médicos e de enfermagem

O gerente do Centro Pop, João Guilherme Santos, explica que é uma iniciativa que também auxilia no fortalecimento de vínculos. “A cada evento, estamos atendendo 80 pessoas, em média, com aceitação positiva. É mais uma ação que auxilia na inserção das pessoas em situação de rua em outros serviços e atendimentos, em busca da recuperação da qualidade de vida e da ressocialização”, enfatiza.

Ronaldo Santos, de 31 anos, foi um dos atendidos. “É a segunda vez que passo aqui com o pessoal da saúde. Descobri que tenho diabetes e minha esposa tem vários problemas. Está sendo muito bom. Eles nos dão muita atenção”, comentou.

Para o professor da FMJ e médico de família, Adriano Pires Barbosa, a ação é uma troca benéfica para todos. “Ao mesmo tempo em que a pessoa em situação de rua recebe um cuidado ativo, o estudante de medicina adquire mais conhecimentos para a prática médica. Também é muito bom mostrar para os alunos que existe uma medicina para além do consultório.”

Os dados são lançados no prontuário eletrônico dos atendidos

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/05/02/pessoas-em-situacao-de-rua-passam-por-atendimento-de-saude/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original