Centro recebe extensa programação cultural e de serviços nesta sexta-feira (05)

Publicada em 03/05/2023 às 17:36

Ao longo desta sexta-feira (05), as Praças Governador Pedro de Toledo (Praça da Matriz) e Marechal Floriano Peixoto (Praça do Coreto), na região central da cidade, recebem uma extensa programação cultural gratuita, acompanhada de serviços também gratuitos para a população.

As atrações vão das 9h às 22h e integram as programações da Caravana 20 anos da TVTEM, o Mês da Luta Antimanicomial e a edição de maio do Sexta no Centro.

Quem for ao Centro poderá receber imunização, com a aplicação de vacinas contra a Covid-19 e Influenza; aferição de pressão; orientação sobre doenças e cuidados contra as arboviroses; equipes do Jundiaí Empreendedora com cadastro de currículos e orientação para microempreendedores individuais; além do Procon Móvel para atendimento e orientações em geral.

Uma das atrações do dia será a “Rua de Brincar”, montada na Praça da Matriz

Já as delícias gastronômicas ficarão por conta das barracas dos permissionários das feiras e varejões municipais e food trucks, além dos integrantes das Rotas Turísticas do Município, que levarão para as praças a tradicional coxinha de queijo, patrimônio imaterial registrado de Jundiaí, e os produtos derivados da Uva Niagara Rosada de Jundiahy, que, recentemente, recebeu certificado de indicação geográfica. O artesanato dos artistas do programa Jundiaí feito à Mão também estará garantido.

Programação cultural
Ao longo do toda a manhã para prestigiar a programação, quem for à Praça da Matriz poderá conferir uma Rua de Brincar, montada pela Prefeitura pelo programa Cidade das Crianças, e com a presença de monitores da Amorah. Já as apresentações musicais da manhã ficarão por conta de Marcelo Gut Trio (Sertanejo), Marina Ebbecke (Música Regional) e Rodolfo de Neguinho Trio (MPB).

Os corpos artísticos municipais também participarão da festa. A Cia. Jovem de Dança irá apresentar um trecho de seu espetáculo “Instagrimm” e a Orquestra Sinfônica Municipal de Jundiaí (OSMJ) irá propor uma apresentação com seu conjunto de câmara.

A programação da manhã contará ainda com a participação especial da Rainha e Princesas da Corte da Uva 2023 e com as performances do Show dog com o Canil da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ); as turmas do Yoga e Karatê da Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL); uma apresentação de “Tarantella” italiana com os alunos do Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas (PEAMA); e apresentações musicais em inglês com os alunos das Emeb Luiz Bárbaro (Ponte São João) e Glória Rocha Genovese (Vila Cristo Redentor).

Quem for ao Centro também poderá receber as vacinas contra a Covid-19 e Influenza

Sexta no Centro
Nesta sexta-feira (05), a edição da Sexta no Centro na Praça do Coreto começa mais cedo, logo às 13h, como parte da programação do Mês da Luta Antimanicomial. Até as 16h, serão propostas atividades temáticas, como oficinas de confecção de cartazes e de hip hop, distribuição de material informativo, caminhada com maracatu até a Praça da Matriz, além da exposição e vendas dos produtos dos grupos da Colmeia Ecosol, iniciativa intersetorial para o fomento a atividades geradoras de renda por meio de Economia Criativa e Solidária.

Em seguida, logo às 16h30, inicia-se a programação musical no coreto. Quem abre as apresentações é a vez do hip-hop com o Floco. Em seguida, a partir das 18h30, o estilo musical da vez é o pagode, com o show do grupo Duro na Queda. E para encerrar a noite de festa, o último ritmo que sobe ao palco do coreto, a partir das 20h30, é o sertanejo, de Cícero Morais.

As Praças da Matriz e do Coreto ficam, respectivamente, em frente e atrás da Catedral Nossa Senhora do Desterro, entre as ruas Barão de Jundiaí e do Rosário. A participação é gratuita, por ordem de chegada.

Edição de maio da Sexta no Centro também fará parte da programação cultural

Assessoria de Imprensa
Fotos: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/05/03/centro-recebe-extensa-programacao-cultural-e-de-servicos-nesta-sexta-feira-05/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original