Comitê Expressa trata dos festivais temáticos, cronograma de obras e novidades para o Espaço

Publicada em 06/05/2023 às 10:44

O Comitê Expressa realizou nessa quinta-feira (04) mais uma reunião ordinária para tratar da organização das ações no Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa). Entre as pautas do encontro, o grupo intersetorial que coordena as ações no Espaço tratou do cronograma de festivais temáticos, proposta alinhada à implementação do novo conceito de ocupação com foco no uso cultural.

Outra pauta da reunião foi a oficialização da mudança dos nomes das salas que compõem o local, que passam a ser chamadas com nomes de importantes ferrovias paulistas. O diretor do Departamento de Gestão do Espaço Expressa da UGC e presidente do Comitê, William Paixão, explica a escolha dos nomes.

Festivais temáticos devem ser iniciados no segundo semestre, com cronograma mensal de atividades

“Com a mudança do nome de Complexo Fepasa para Espaço Expressa, avaliou-se que a referência ao passado da ferrovia tinha de ser contemplada e por isso passará a integrar os nomes das salas, tanto administrativas, de reunião e de uso gratuito para ensaios. Assim estes nomes, além de garantirem uma definição de localização, organizam o plano de ocupação e homenageia a história ferroviária em todo o Estado de São Paulo”, comentou.

Assim ficaram definidos os novos nomes de ambientes já em uso: a Sala Jundiaí de espetáculos passa a se chamar Sala Santos-Jundiaí; a Sala B1, Sala Estrada de Ferro Sorocabana; a Sala dos Relógios, Sala São Paulo Railway; a Sala Hermeto Pascoal, Sala Fepasa; e a sala de reuniões da UGC, Sala Estrada de Ferro Araraquara.

A novidade também se estende para ambientes ainda a ser revitalizados do Espaço, como Sala São Paulo – Minas, Sala Cia. Mogiana de Estradas de Ferro (antiga Sala da Presidência) e Salão Nobre da Cia. Paulista de Estradas de Ferro (antiga Salão Nobre Superior).

O Comitê também analisou durante o encontro os andamentos das principais frentes de obras e melhorias atualmente em curso no local, como a finalização nas intervenções da plataforma turística; as obras nos telhados do estacionamento, do galpão 25 (área da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte) e da ala histórica; a retirada das torres de controle na via de acesso ao estacionamento; manutenção de calçadas; implantação de áreas gramadas; e limpezas em geral.

Todos os detalhes das atrações programadas no Espaço Expressa podem ser conferidos na Agenda Cultural.

Reunião de maio do Comitê foi realizado na – agora chamada – Sala Estrada de Ferro Sorocabana do Espaço Expressa

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/05/06/comite-expressa-trata-dos-festivais-tematicos-cronograma-de-obras-e-novidades-para-o-espaco/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original