‘Passaporte Cultural – Guardiões do Patrimônio’ está de volta e com novidades

Publicada em 07/05/2023 às 10:00

O “Passaporte Cultural – Guardiões do Patrimônio”, programa de educação patrimonial desenvolvido pela Plataforma de Educação e Cultura da Prefeitura, está de volta e com uma série de novidades. Com um número maior de pontos de visitação (agora são 15), o passaporte está de cara nova e é destinado aos alunos dos quartos anos da rede municipal de ensino, com mediação no Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa) por uma nova personagem, a “Senhora Temporária”.

A iniciativa integra os programas municipais Cidade das Crianças e Escola Inovadora, e está vinculada ao Departamento de Gestão do Espaço Expressa (Cultura) e ao Núcleo de Educação Socioambiental (Educação).

CONHEÇA OS DETALHES DO PROGRAMA

“Passaporte Cultural” integra as iniciativas dos programas municipais Cidade das Crianças e Escola Inovadora

“Alinhado ao programa Escola Inovadora, este programa vai ao encontro da prática do desemparedamento. Desta forma, cada um dos pontos do passaporte também vira uma sala de aula e contribui para as aprendizagens e criação de repertório para os nossos alunos”, comentou a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques.

“Um dos conceitos norteadores do programa Cidade das Crianças é a garantia da autonomia das crianças, de modo a que seja devolvido a elas o direito de ocupação do espaço urbano. E o Passaporte Cultural vai ao encontro disso, pois estimula a ida e o pertencimento delas a estes importantes patrimônios municipais”, declarou o gestor de Cultura, Marcelo Peroni.

O diretor do Departamento de Gestão do Espaço Expressa, William Paixão, também comenta a importância do programa. “Já havíamos retomado o programa após a pandemia, mas agora em 2023 ele retorna oficialmente e com novidades. Até agora, ele já alcançou mais de oito mil crianças e traz também como conquista o fato de ser um dos finalistas da 33ª edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, importante premiação promovida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), representando o Estado de São Paulo”, comentou.

O Passaporte
O programa consiste na distribuição de um Passaporte Cultural estilizado para que as crianças visitem os pontos definidos e recebam os carimbos em cada uma das respectivas páginas. Os pontos de visita são: Espaço Expressa, o Centro Jundiaiense de Cultura Josefina Rodrigues da Silva (Jorosil), o Teatro Polytheama, o Gabinete de Leitura Ruy Barbosa, o Museu Histórico e Cultural de Jundiaí – Solar do Barão, a Catedral Nossa Senhora do Desterro, a Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot, a Câmara Municipal de Jundiaí, a Fábrica das Infâncias Japy, o Centro Internacional de Estudos, Memórias e Pesquisas da Infância (Ciempi) e Centro das Artes (em obras de revitalização).

A cada ponto visitado o participante recebe um carimbo em seu passaporte

O roteiro inicia-se pelo Espaço Expressa, onde as crianças visitam, em grupo escolar, os quatro primeiros pontos, que são: o Museu Ferroviário – representando o Passado; a Unidade de Gestão de Cultura  – representando o Presente em Transformação, em visita às frentes de trabalho de revitalização e os ambientes administrativos, responsáveis pela transformação de sua vocação cultural; e a Fatec e ao Poupatempo – representando o Futuro -, respectivamente, por conta da produção acadêmica e da ocupação de um espaço já revitalizado e de prestação de serviços à população.

Somente os pontos do Espaço Expressa são percorridos pelas crianças com mediação, a cargo da “Senhora Temporária”, interpretada pela atriz Carol Reto, que traz como figurino um vestido longo de veludo, relógio com três ponteiros (para a indicação do Passado, Presente em Transformação e Futuro) e chapéu com engrenagens, representando a ferrovia.

Os demais pontos, distribuídos pelo Centro Históricos, devem ser visitados sob a responsabilidade dos pais e responsáveis, a fim de incentivar a Educação Patrimonial também para as famílias e à sociedade. O participante que consegue adquirir todos os carimbos deve retornar ao Expressa, a fim de obterão um certificado e um botton personalizados, garantindo à criança o título de “Guardião do Patrimônio”.

Durante a vivência no Expressa, participantes ainda têm a oportunidade de conferir os ensaios dos corpos artísticos municipais, como a Cia. Jovem de Dança

Uma das primeiras turmas a participar do programa este ano foi o 4º ano, da professora Cida Ferreira, da Emeb Professor Luiz Biela de Souza (Jardim Santa Gertrudes), que realizou a visita monitorada ao Espaço Expressa na manhã dessa quinta-feira (04).

Gustavo Machado destacou o que mais gostou. “Meus pontos preferidos da visita foi poder acompanhar os bailarinos”, em referência ao ensaio da Cia. Jovem de Dança.

Já Júlia Giroto gostou “além dos bailarinos, também dos relógios na parede e as fotos dos ferroviários no Museu”.

E para o Gustavo de Souza, o destaque vai “para os sinos do Museu e para os modelos antigos de câmeras fotográficas. Tinha até uma câmera enorme, coberta com um pano preto”, comentou o pequeno.

Gustavo Machado, a Senhora Temporária, Gustavo Souza e Julia Giroto exibem, orgulhosos, o passaporte ao final da primeira etapa das visitas

Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/05/07/passaporte-cultural-guardioes-do-patrimonio-esta-de-volta-e-com-novidades/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original