Aulas de karatê da UGEL reúnem todas as gerações

Publicada em 08/05/2023 às 17:28

Aos 81 anos e com disposição contagiante, o metalúrgico aposentado Paulo Muniz realizou o sonho de chegar à faixa preta no karatê. Ele é um dos alunos da modalidade ofertada pela Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL), a partir do Departamento de Esporte Educacional e Participação.

O atleta treina no Complexo Educacional, Cultural e Esportivo (CECE) Dr. Romão de Souza, na Colônia, e no CECE Jardim Ângela, na Vila Aparecida. Focado na manutenção da qualidade de vida, ele também faz aulas de musculação e ginástica corporal ofertadas pelo Município. Ser carateca era um desejo que nasceu na infância.

“Desde menino, eu queria muito treinar, mas tive que deixar a escola para ajudar no sustento dos meus avós, com quem morava. Faz oito anos que estou na turma. Estou muito feliz. O esporte me ajuda no equilíbrio, nos sentimentos, nas questões de saúde e me dá a oportunidade de estar com pessoas bacanas. Foi uma emoção quando peguei a minha faixa preta, graças a tudo que aprendi nas turmas”, contou Muniz, com sorriso largo no rosto.


O projeto soma cerca de 350 pessoas em turmas mistas. Um dos diferenciais é reunir várias gerações. “Trabalhamos a intergeracionalidade, juntamente com parte técnica da modalidade. O karatê auxilia na qualidade de vida, ao mesmo tempo que ensina disciplina, respeito ao próximo, paciência, entre outros pontos. Reunindo pessoas de diversas idades e graduações, uns ensinam os outros, tanto os movimentos como valores que levarão para sempre”, destaca o professor Anderson Luis Bogniotti, conhecido como Ton.

Mais benefícios
A assistente administrativa Vanessa Costa ressalta os benefícios para a filha Esther, uma das caçula das turmas, com seis anos de idade. “Ela estava com o colesterol alto e faz somente três meses que está treinando. Já adquiriu mais disciplinada e melhorou a alimentação.”

De acordo com o gestor de Esporte e Lazer, Luís Claudio Tarallo, Jundiaí oferta, além do karatê, várias modalidades esportivas nos Centros Esportivos e nas Unidades de Apoio, visando a qualidade de vida de toda a população. “Em todas as regiões da cidade, temos projeto voltados para todas as idades, que vão além da prática da atividade física, promovendo a socialização. A gestão do prefeito Luiz Fernando investe no esporte, a partir de melhorias nos equipamentos, bons projetos e com uma equipe qualificada”, enfatiza.

Todas as atividades desenvolvidas no CECEs e nas Unidades de Apoio são gratuitas. Cada equipamento tem uma programação de aulas. Confira no link. A disponibilização de vagas pode ser conferida com os professores das turmas.

As turmas de karatê são mistas e o diferencial é reunir várias gerações

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/05/08/aulas-de-karate-da-ugel-reunem-todas-as-geracoes/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original