Palestras, ações educativas e fiscalização na primeira semana do Maio Amarelo

Publicada em 08/05/2023 às 10:41

Vaguinho e Julinha, mascotes da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT) atraíram a atenção de crianças e adultos em um shopping de Jundiaí, neste sábado (06) e domingo (07). Muitas pessoas aproveitaram para registrar o momento, e ainda foram sensibilizadas pelas mensagens de conscientização para um trânsito mais seguro, durante a atividade que faz parte da programação do Maio Amarelo.

Na imagem, os bonecos mascotes de Mobilidade e Transporte, chamados Vaguinho e Julinha, estão no corredor de um shopping em Jundiaí, com uma criança, a Myrela, que está sorrindo.
A pequena Myrela se divertiu com os personagens Vaguinho e a Julinha

“As pessoas precisam usar o cinto de segurança, respeitar o pedestre e prestar atenção no trânsito”, comenta Mariane Batista Corrêa que cobra o uso do cinto de segurança por todos, assim que entram no carro.

A família Cardoso também se divertiu com os mascotes e deu o seu recado. “Acho muito importante essas ações educativas que, com diversão, levam as mensagens de como devemos nos comportar no trânsito. Todo mundo deve se respeitar, principalmente, em frente às escolas, quando as crianças saem ou entram para as aulas”, afirma Mylena, mãe da pequena Myrela.

“É muito importante essa ação pelo shopping ser um ambiente eclético, com vários públicos”, explica Ana Lúcia Del Vigna Misse.

A responsável pela Divisão de Educação para o Trânsito da UGMT, Juliana Maia, ressalta que a programação do Maio Amarelo é diversificada para justamente impactar pessoas de várias idades, empresas, concessionárias de rodovias, e diferentes entidades sociais. “O objetivo é incentivar o comportamento seguro no trânsito, com respeito aos limites de velocidade, uso de equipamentos de segurança, empatia entre todos os usuários das vias, para preservação de vidas.”

Na primeira semana do Maio Amarelo também foram realizadas palestras e ações educativas com o Comitê das Crianças.

Já para reduzir infrações às leis de trânsito, evitando sinistros, foram organizadas operações de fiscalização em avenidas e ruas de Jundiaí, além de rodovias que passam pelo município.

Na imagem, agentes de trânsito e equipes da Polícia Militar estão na Avenida Nove de Julho para fiscalizarem veículos e reduzir infrações às leis de trânsito, evitando os sinistros.
Operações de fiscalização visam reduzir infrações, e evitar sinistros em prol à vida

Maio Amarelo – É um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. No Brasil, na 10ª edição, criada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, com objetivo de sensibilizar a sociedade para a importância da adoção de comportamentos mais seguros no trânsito.

O tema deste ano é “No trânsito, escolha a vida”, definido pela Resolução nº 980/2022 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), e conta com apoio de vários setores da esfera do governo, órgãos e instituições públicos e privados.

De acordo com dados oficiais, o nome “Maio Amarelo” tem relação com as placas de sinalização de trânsito, que indica atenção e precaução.

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/05/08/palestras-acoes-educativas-e-fiscalizacao-na-primeira-semana-do-maio-amarelo/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original