Biblioteca recebe exposição proposta por alunos da Fatec

Publicada em 12/05/2023 às 10:25

A Biblioteca Pública Prof.Nelson Foot (BNF), equipamento ligado a Unidade de Gestão de Cultura (UGC) recebeu na manhã desta quinta-feira (11), alunos do segundo semestre do curso de Eventos da Fatec Jundiaí, acompanhados dos professores Ma. Marianna Lamas Ramalho, Ma. Adriana Perroni Ballerini e Ms. Galileo Schioser, oportunidade em que foi aberta a exposição “Comendo a Terra e Segurando o Céu”, no espaço da Galeria.

CONFIRA AS FOTOS DA EXPOSIÇÃO

Também participaram da abertura alunos do Centro Municipal de Educação para Jovens e Adultos – CMEJA – que foram convidados pela Fatec para integrar o projeto da exposição, com a confecção de cards, sob a orientação da professora de Língua Inglesa.

Para a bibliotecária da BNF, Michele Bueno, a proposta da Fatec Jundiaí com essa exposição e realização do Encontro de Tecnologia e Cultura: Humanidades e Futuros é bastante inspirador e deverá atrair um grande público “ é  muito gratificante ver que a comunidade se apropriando dos espaços oferecidos pela Biblioteca. Aqui a Literatura será sempre destaque, mas nós queremos outros segmentos ocupando e divulgando suas ações aqui na Biblioteca. Cultura se faz com parcerias”, finalizou.

Exposição

“Comendo a Terra e Segurando o Céu”, faz parte do 12° Encontro de Tecnologia e Cultura: Humanidades e Futuros e é fundamentada na leitura e análise do livro Ideias para adiar o fim do mundo de Ailton Krenak, que traz questionamentos sobre o conceito de humanidade, sobre como vivemos nossa realidade e a fatalidade que teremos de encarar: o futuro e talvez o fim do mundo.

De acordo com os organizadores o objetivo da exposição é de refletir a discrepância entre o que pensamos ser como humanidade, o que realmente somos e nossas concepções e ideias para adiar o fim do mundo. A exposição encontra-se dividida em duas partes: “Comendo a Terra” e “Segurando o Céu”.

Comendo a Terra representa uma relação dialética de consumo e pertencimento nossa para com a Terra. No atual sistema em que vivemos somos levados a uma desconexão da natureza, entendendo-a apenas como recurso, matéria-prima, que podemos e devemos explorar do jeito que bem entendemos.

Porém, em uma segunda perspectiva comer a terra envolve uma relação de pertencimento, é perceber que tudo interna e externamente é Terra. Já em Segurando o Céu, a exposição permeia o que Krenak coloca em seu livro como “construir paraquedas coloridos” como uma simbologia de aceitar a queda, porém adiar a chegada ao fim do mundo a partir do que pensamos ser formas de fruir a vida e expandir subjetividades através de visões e poéticas.

O 12º Encontro de Tecnologia e Cultura é uma realização do Curso Superior de Tecnologia em Eventos e do Programa de Extensão e Cultura (PEC), ambos da FATEC Jundiaí, que ocorrerá no dia 22 de maio das 9h às 12h30, no auditório da Biblioteca Municipal Nelson Foot.

A exposição “Comendo a Terra e Segurando o Céu”, poderá ser visitada até dia 31 de maio, de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h e aos sábados e feriados das 10h às 17h. A entrada é gratuita. A Biblioteca está localizada dentro do Complexo Argos, na rua dr. Cavalcanti, 396 – Vila Arens.

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/05/12/biblioteca-recebe-exposicao-proposta-por-alunos-da-fatec/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original