Fórum de Luta Antimanicomial reúne mais de 200 pessoas no Sesc

Publicada em 12/05/2023 às 10:00

Dando continuidade às atividades do Mês de Luta Antimanicomial, a Coordenação de Saúde Mental da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), em parceria com o Sesc Jundiaí, realizou nesta quinta-feira (11) a sétima edição do Fórum da Luta Antimanicomial. A atividade reuniu mais de 200 pessoas.

Com a participação de convidados, o evento aprofundou o tema da programação deste ano: “Saúde Mental e o Direito à Cidade: construções e reinvenções possíveis para o habitar em liberdade”. Além da diretora do Departamento de Saúde Mental da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Profa. Dra. Sonia Barros, participaram o diretor de Promoção dos Direitos da População em Situação de Rua do Ministério dos Direitos Humanos, Leonardo Pinho, a coordenadora adjunta do curso de Psicologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Flávia Blikstein, e a pesquisadora do Instituto de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e coordenadora de Curadoria do Projeto Cidadãos Cantantes, Isabel Cristina Lopes.

“Reunimos a rede de trabalhadores, usuários dos serviços, a sociedade e convidados que são referências na área para propor reflexões e atualizações sobre a construção de políticas intersetoriais, visando que as pessoas com sofrimento psíquico tenham melhores condições para viver em liberdade nas cidades. Sabemos que isso engloba abordar não somente o acesso à saúde, mas fatores como a moradia, a renda, o transporte e a cultura”, observou o coordenador de Saúde Mental da UGPS, Alexandre Moreno Sandri.

Trabalhadores da saúde e usuários do sistema participaram dos debates

O gestor de Promoção da Saúde, Tiago Texera, representando o prefeito Luiz Fernando Machado, destacou a importância do evento. “Jundiaí conta com uma Rede de Atenção Psicossocial bem estruturada, mas sabemos que ainda existem desafios. O adoecimento em saúde mental tem atingido boa parte da sociedade, tendo sido agravado pela pandemia de Covid-19. É fundamental tratarmos a questão e tudo o que envolve para fortalecer as políticas públicas que versam sobre o cuidado e a melhoria da qualidade dessa população”.

O gerente do Sesc Jundiaí, Wagner Dini de Castro, também avaliou positivamente a iniciativa. “O acolhimento de todos é um dos nossos principais ativos. Desenvolvemos vários projetos, dentro das áreas de cultura, esporte e lazer, trazendo para o centro do debate a saúde mental. É importante unir forças e atuar como parceiro da rede de Jundiaí nesta reflexão”, destacou.

Ao longo do dia, o Sesc recebeu a Feira Colmeia Ecosol, iniciativa intersetorial da Prefeitura para o fomento a atividades geradoras de renda por meio de Economia Criativa e Solidária e para a oportunização do contato com os consumidores.

Artesanatos e peças de decoração foram comercializados pelos expositores

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/05/12/forum-de-luta-antimanicomial-reune-mais-de-200-pessoas-no-sesc/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original