Adesão do Colégio Divino ao ‘Cidade das Crianças’ é aprovada por alunos e educadores

Publicada em 13/05/2023 às 08:00

A chegada e saída da aula para a Maria Luísa Calderón, de seis anos, têm sido mais animadas, desde que as calçadas de sua escola ganharam um colorido a mais. A pequena estuda no Divino Salvador, na vila Arens, o primeiro colégio particular a aderir ao programa Cidade das Crianças, da Prefeitura de Jundiaí.

Firmada em março deste ano, a parceria consiste em diversas iniciativas conjuntas, tendo como início as pinturas de solo do Pé de Infância e instalação de totens do Pé de Ouvido no entorno da escola, ambas as campanhas propostas da Rede Urban95, rede da Fundação holandesa Bernard van Leer e da qual o Município faz parte. As calçadas da escola ganharam também banco e lixeiras com as identidades visuais das campanhas, todas integrantes do programa “Cidade das Crianças”.

“’Amarelinha’ e “amarelinha do alfabeto’ são as minhas brincadeiras preferidas da calçada. Eu chego para aula de manhã e elas me fazem acordar, até espantam a minha preguiça”, comenta Maria Luísa.

Para a pequena Maria Luísa, a chegada à escola agora ficou mais animada

E a mãe, a professora de Educação Física Fernanda Calderón, confirma o que diz a filha. “Escola precisa de cor e estas novidades impactaram muito, desde o primeiro dia, pois criança aprende brincando. A Malu está em fase de alfabetização e para ela, reconhecer as letras enquanto pula amarelinha contribui bastante. Até quando paramos o carro mais longe é divertido, pois ela tem mais chance de aprender brincando”, conclui a mãe.

O gestor de Cultura, Marcelo Peroni, um dos articuladores do programa municipal, explicou como se deu a parceria. “O colégio fica a poucos quarteirões da primeira Área da Infância de Jundiaí, onde está instalada a Fábrica das Infâncias Japy. E, alinhados à proposta prioritária da Prefeitura pelas políticas públicas do programa Cidade das Crianças, eles nos procuraram para, além da proximidade física, também estreitar as iniciativas conjuntas. Esperamos que mais colégios, instituições e comércios também abracem esta causa, principalmente no entorno da Fábrica, pois à medida em que a iniciativa ganha novos adeptos, a Área expande-se e as crianças e cuidadores têm mais opções de lazer e com segurança”, explicou.

O diretor pedagógico do colégio, Evandro Grioles, ressalta os impactos positivos das intervenções. “A escolha de Jundiaí pelas crianças é algo muito corajoso e que traz uma mudança significativa de olhar e comportamento. E isso já temos evidenciado também em nosso entorno, já que a chegada e saída dos alunos ao colégio tem sido mais animada. Mesmo a vizinhança, tem aproveitado o banco para descansar ou enquanto caminham, sem perceber, começam a fazer o percurso brincando”.

A parceria da Prefeitura com o colégio foi firmada através de Termo de Apoio, embasado na lei 8.901/2018, que regulamenta doações de bens e serviços ao Município, e com intermédio da Rede Jundiaí de Cooperação, órgão da Unidade de Gestão de Governo e Finanças da Prefeitura.

Evandro: “escolha pelas crianças traz uma mudança significativa de olhar e comportamento”

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/05/13/adesao-do-colegio-divino-ao-cidade-das-criancas-e-aprovada-por-alunos-e-educadores/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original