Observatório Jundiaí é sinônimo de transparência e Cidade Inteligente

Publicada em 13/05/2023 às 08:00

Uma cidade cada vez mais inteligente e transparente com o seu cidadão. E isso, não somente com dados acessíveis a toda população, mas também com imagens em tempo real. Essas são características marcantes de Jundiaí, que investe em tecnologias com o objetivo de melhorar a qualidade do serviço público. Uma das principais ferramentas da gestão é o Observatório Jundiaí, idealizado pela Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF) e desenvolvido pela Companhia de Informática de Jundiaí (Cijun).

“O Observatório é uma importante ferramenta que visa dar a dimensão exata ao munícipe de tudo o que está acontecendo em Jundiaí. Ela foi desenvolvida em consonância com o Programa Cidade Inteligente, que tem como objetivo aumentar a eficiência do poder público na transparência dos dados e na prestação dos serviços públicos”, avalia o Prefeito Luiz Fernando Machado.

A plataforma conta com 386 indicadores vinculados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), formulados pela ONU, que revelam as condições sociais, econômicas e outras dimensões da cidade, como dados das áreas de Saúde, Educação, Transporte, Segurança, Economia, entre outras.

Observatório Jundiaí com 386 indicadores vinculados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Além dos dados sobre a situação de Jundiaí, em diferentes vertentes, o site também apresenta todas as obras em andamento e seus estágios de evolução, na palma da mão. Mais uma ferramenta implementada focada nos quesitos de Cidade Inteligente. As principais, inclusive, com câmeras de monitoramento 24h, como é o caso do Canil da Guarda, da sede do Complexo Integrado de Emergência e Segurança (CIES), Complexo Viário da Região Sul, entre outros, que são identificados com fotos para a atualização da população.

O portal ainda conta com 117 indicadores voltados à Primeira Infância, incluindo dados sobre a cobertura de vacinas, saúde bucal, internações e matrículas escolares.

A estudante Eloá Thainy Camilo Rodrigues conheceu a ferramenta e aprovou a iniciativa da Prefeitura. “É interessante, pois todos podem ter acesso a informações importantes, como o andamento de obras. Gostei muito das câmeras e acredito garantir até uma segurança maior para o município”, opina.

“Além do monitoramento das obras em tempo real, a população tem acesso aos valores investidos, as fontes do recurso e o percentual de execução de cada uma das etapas das obras. Essa é uma iniciativa fundamental para que os contribuintes tenham o conhecimento da forma que o dinheiro dos impostos pagos está sendo aplicado para melhorias do serviço público municipal”, afirma o Gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi.

O Observatório Jundiaí pode ser acessado clicando aqui.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/05/13/observatorio-jundiai-e-sinonimo-de-transparencia-e-cidade-inteligente/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original