Políticas de combate à extrema pobreza são apresentadas em Reunião de Plataformas

Publicada em 16/05/2023 às 09:39

Nesta segunda-feira (15) aconteceu a 20ª rodada de reunião de Plataformas. O encontro, que foi liderado pelo gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, teve como pauta a intensificação nas políticas intersetoriais com foco no combate à extrema pobreza.

A iniciativa acontece após a apresentação de um estudo diagnóstico sobre o tema em Jundiaí, realizado pela Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS). A pesquisa levantou dados estatísticos e o perfil das pessoas que estão em condições de extrema pobreza no município.

“Esse diagnóstico serve para que Jundiaí intensifique suas políticas de inclusão e amplie a rede de proteção social atualmente existente. Devemos caminhar para uma política mais focalizada de assistência social, considerando as integrações necessárias com outras políticas como a de habitação para famílias de baixa renda, por exemplo, assim como as de educação e saúde também. A diretriz do plano de governo do prefeito Luiz Fernando é a de redução das desigualdades sociais”, avalia Parimoschi.

Reunião de Plataformas aconteceu na Sala de Situação do Paço Municipal

A Prefeitura de Jundiaí tem, desde o início da gestão do Prefeito Luiz Fernando Machado, um intenso trabalho na atuação da redução desigualdade social. Ainda neste ano foi apresentado o Censo de Pessoas em Situação de Rua, também realizado com o intuito de desenvolver políticas intersetoriais para mitigar a situação. Além disso, a cidade conta com um Plano Municipal pela Primeira Infância, composto por 69 ações que visam o pleno desenvolvimento das crianças e colocam em prática os projetos e atividades ligadas pelo Programa Cidade das Crianças.

A UGADS também possui equipamentos e serviços para o atendimento de pessoas em vulnerabilidade social, como: o CREAS, Família Acolhedora e os seis CRAS referenciados por região (Central, Sul, Nordeste, Oeste, Leste e Norte). A Unidade chegou a um orçamento de R$ 60 milhões em 2023, para elaboração de ações socioassistenciais. Isso representa um aumento de 22,5% em relação ao ano de 2022, quando o orçamento ficou na casa dos R$ 49 milhões.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/05/16/politicas-de-combate-a-extrema-pobreza-sao-apresentadas-em-reuniao-de-plataformas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original