Diagnóstico do Plano de Desenvolvimento Econômico será apresentado nesta sexta (19)

Publicada em 17/05/2023 às 08:00

A Unidade de Gestão de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (UGDECT) da Prefeitura de Jundiaí apresenta nesta sexta-feira (19), às 9h30, o diagnóstico do Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (PDEII). O local escolhido foi o auditório da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ).

Participam da apresentação os servidores públicos que integram o comitê gestor do plano, professores da FESP (Fundação Escola de Sociologia e Política) de São Paulo, que dá suporte à produção do PDEII, e pessoas de diferentes grupos da sociedade já ouvidas nas 14 oficinas realizadas até o momento.

A população também poderá participar. “Já temos uma base qualificada, bem construída e com resultados recentes, como a 15ª posição de maior economia do Brasil e quinta melhor do Estado de São Paulo. Uma das nossas prioridades é o estímulo à cultura empreendedora, mas é preciso buscar esse desenvolvimento sem perder a qualidade de vida. Temos de potencializar o que tem sido feito na cidade”, destacou o prefeito Luiz Fernando Machado.

IMAGEM COLORIDA MOSTRA O GESTOR DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, CIÊENCIA E TECNOLOGIA, CRISTIANO LOPES, BEM NO CENTRO DA FOTO. ELE ESTÁ EM PÉ, DE CAMISA ROSA, E CONVERSA COM MULHERES EMPREENDEDORAS
Oficinas do plano realizadas com representantes do setor econômico reuniram mais de 300 pessoas

O gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, destacou a preocupação do poder público com a sustentabilidade. “Nós queremos esticar a visão de longo prazo e construir um plano de ação que avance para o futuro, que possibilite à cidade continuar crescendo, de forma sustentável, com qualidade de vida e com estímulos para a formação adequada do nosso capital intelectual e humano. Portanto, é necessário ouvir os setores da economia local para que o diagnóstico seja o melhor possível”, ressaltou.

Potencialidades

A produção do PDEII teve início dia 18 de janeiro, quando foi apresentado o plano de trabalho. De lá para cá, já foram ouvidas mais de 300 pessoas de diferentes grupos da cidade, conforme explicou o gestor de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Cristiano Lopes.

FOTO COLORIDA MOSTRA UM GRUPO DE EMPREENDEDORES, FORMADO POR HOMENS E MULHERES, DURANTE UMA DAS OFICINAS DO PLANO. ELES ESTÃO EM PÉ, NO AUDITÓRIO DA UNIDAM (UNIDADE DE DESENVOLVIMENTO AMBIENTAL) DA PREFEITURA
Empreendedores fizeram parte dos muitos grupos ouvidos para a produção do diagnóstico

“Chegamos à 20ª semana de trabalho, que tem um cronograma total de 36 semanas. Essa apresentação marca a conclusão da fase dois do plano, que é a de montagem do diagnóstico. Essa análise foi feita a partir de dados primários e secundários sobre o perfil do município, em termos econômicos, sociais e ambientais. É um levantamento amplo, importante e democrático, que reúne elementos para desenhar o PDEII”.

Para Paulo Silvino Ribeiro, mestre e doutor em Sociologia da FESP, a fase de diagnóstico é uma das mais importantes. “São elementos que vão nos ajudar a pensar na base estratégica. Não é possível fazer um plano sem conhecer essas características gerais da cidade, sobretudo em relação às potencialidades e oportunidades que o município oferece para a economia e também nas questões sociais”.

O auditório da Faculdade de Medicina de Jundiaí fica na rua Francisco Teles, 250, Vila Arens.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/05/17/diagnostico-do-plano-de-desenvolvimento-economico-sera-apresentado-nesta-sexta-19/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original