Educação apresenta ‘Escola Inovadora’ para comitiva de São Caetano de Sul

Publicada em 17/05/2023 às 18:20

A Unidade de Gestão de Educação (UGE) recebeu, na manhã desta quarta-feira (17), a visita de uma comitiva da Secretaria de Educação do Munícipio São Caetano do Sul, interessada em conhecer mais sobre o programa “Escola Inovadora”, com foco nas iniciativas voltadas para a alimentação saudável.
A visita da secretária, Minéa Fratelli; da diretora Pedagógica, Daniela Hikawa; e da diretora de Alimentação Escolar, Rose Fiorot, iniciou-se pelo gabinete da UGE, no Complexo Argos, onde foram recebidas pela gestora Vastí Ferrari Marques e equipe.

Dentro do programa Escola Inovadora, Vastí apresentou o “Inova na Horta”, iniciativa com foco na alimentação saudável dos alunos, com a instalação de horta orgânica em todas as unidades escolares da rede. “O Escola Inovadora possui três eixos principais e as hortas estão inseridas em todos eles, pois enquadram-se no tema da ambiência escolar, na formação dos educadores para que saibam trabalhar os temas afins de modo interdisciplinar e na qualidade de ensino, já que aqueles são espaços entendidos como de aprendizagem e de contato com a natureza”, comentou Vastí.

No gabinete da UGE, visitantes foram recebidas pela gestora e equipe do Departamento de Alimentação e Nutrição

Na sequência do Complexo Argos, as visitantes estiveram na Emeb Alvarina Barbosa Martins, no Jardim Bonfiglioli, onde puderam conferir a ambiência escolar promovida pelo Escola Inovadora e a horta escolar, montada em alvenaria, e que no momento conta com plantações de berinjela, chicória, alface roxa, rúcula, abacaxi, girassol, rabanete e erva doce.

A conclusão da visita se deu no Vale Verde, horta municipal com área de 35 mil metros quadrados que fornece verduras, legumes e mais de 30 tipos de plantas alimentícias não convencionais (PANC), toda natural e livre de agrotóxicos para a alimentação da rede escolar.

“Em nosso Município contamos com uma política educacional estruturada, mas queremos fazer mais e melhor. Por isso, buscamos nas experiências inovadoras de Jundiaí, principalmente no quesito alimentação. Assim viemos em busca destas práticas e do trabalho que a Prefeitura de Jundiaí já desenvolve”, comentou Minéia, inspirada pela visita.

Já na Emeb, grupo conferiu as iniciativas do programa Escola Inovadora postas em prática

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/05/17/educacao-apresenta-escola-inovadora-para-comitiva-de-sao-caetano-de-sul/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original