Cultura dá início ao 4º Festival de Curtas-Metragens com exibições gratuitas

Publicada em 18/05/2023 às 09:57

A Unidade de Gestão de Cultura (UGC) deu início, na noite dessa quarta-feira (17), ao Festival de Curtas-Metragens deste ano, que chega à sua quarta edição e com programação gratuita até o dia 28 de maio, em parceria com a Câmara Setorial do Audiovisual e Cultura Digital do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) e patrocínio do Moviecom Cinemas.

A abertura foi realizada no auditório da Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot e ficou por conta da exibição de estreia de “Epifanias do Fim do Mundo”, curta-metragem contemplado pelo Programa de Ação Cultural (ProAC), da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa, e que narra a solidão de uma mulher trancada em um apartamento e que transita entre memórias, ancestralidade e a dura realidade da pandemia de Covid-19. Na sequência da exibição, os participantes tiveram um bate-papo com Mônica Negro e Valquiria Vieira, artistas que estrelam o trabalho.

“O Festival surgiu de uma demanda do CMPC e a cada edição tem sido aprimorado em seu formato, promovendo cada vez mais o intercâmbio artístico e o fomento a essa linguagem, inclusive de artistas de Jundiaí, que contam com uma premiação específica, o ‘Curta Jundiaí’. Contamos ainda com as exibições de trabalhos contemplados com ProAC, que trazem a chancela estadual, e a parceria com a Moviecom, que agrega uma estrutura de cinema e dá projeção ao Festival. Com formato de mostra, podemos dizer ainda que o Festival é um prólogo do que será a Lei Paulo Gustavo, no que diz respeito ao fomento à produção audiovisual”, comentou o diretor do Departamento de Cultura da UGC, João Carlos De Luca.

Cultura dá início ao 4º Festival de Curtas-Metragens com exibições gratuitas

Mais programação
Nesta quinta-feira (18), a programação traz mais um curta-metragem contemplado pelo ProAC. Com exibição também às 19h na Biblioteca Muncipal, será a vez de “Café – um dedo de prosa”, atividade seguida da exposição dos desenhos originais utilizados na produção e um bate-papo com diretor Mauricio Squarisi.

Já a Mostra Competitiva traz a exibição dos 24 trabalhos selecionados, em sessões no Moviecom Cinemas do Maxi Shopping. As sessões programadas são: na sexta-feira (19), às 19h, na sala 1; no sábado (20), às 11h e às 17h40, ambas na sala 7; e no domingo (21), às 11h, novamente na sala 1. Cada sessão contará com a exibição de seis curtas-metragens e entrada gratuita.

Ainda pela Competitiva, será realizada ainda uma sessão extra, no domingo (28), às 11h, na sala 1 do Moviecom, com a Cerimônia de Premiação e entrega de Troféus, e exibição dos trabalhos vencedores.

Já pela Mostra Paralela, as exibições dos oito curtas-metragens selecionados serão feitas pelos canais da Cultura no Facebook e YouTube, ao longo da semana.

No fim de semana, a programação do Festival traz ainda o workshop de Direção de Arte no Audiovisual. Com 20 vagas gratuitas disponíveis para inscrição, a atividade será mediada por Mônica Palazzo, também na Biblioteca Municipal.

Os detalhes da programação podem ser consultados no site oficial do Festival.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/05/18/cultura-da-inicio-ao-4o-festival-de-curtas-metragens-com-exibicoes-gratuitas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original