Cultura promove atividades descentralizadas da Biblioteca nas escolas

Publicada em 18/05/2023 às 08:15

A Unidade de Gestão de Cultura (UGC) tem disponibilizado, por meio da Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot, dois serviços descentralizados, com realização de atividades artísticas em escolas das redes públicas municipal e estadual: o “Slam nas escolas” e a “Viagem Literária”.

“Esta é mais uma iniciativa da Cultura com foco na descentralização da oferta de atividades gratuitas, fomento à criação de repertório entre os jovens e incentivo a que esse público atingido frequente os nossos equipamentos culturais. Essa já era uma prática nas programações dos nossos festivais e nas atividades com a rede municipal de ensino, mas que se fortalece também na faixa etária dos alunos da rede estadual”, comentou o gestor de Cultura, Marcelo Peroni.

O “Slam nas Escolas” é voltado a escolas de Ensino Fundamental 2 e Médio, portanto, da rede estadual e possui um plano de trabalho em etapas para o fomento da atividade de batalha de poesias. Na primeira etapa, a Biblioteca realizou a formação de educadores de cinco escolas estaduais do Município. Na sequência, atualmente em curso, os artistas do coletivo Slam do Zé visitam as escolas para acompanhar o andamento do trabalho dos alunos. Já a etapa seguinte, prevista para o segundo semestre, consiste na realização de um sarau na Biblioteca, convidando 20 alunos de cada escola para que participem de uma batalha entre eles.

Atividades do “Slam nas Escolas” contam com as participações das artistas do coletivo jundiaiense “Slam do Zé”

“E a ideia é que, além do sarau, estes alunos também participem com seus trabalhos da Festa Literária de Jundiaí (FLIJ), que este ano chegará à sua quarta edição”, explica a bibliotecária Michele Bueno.

Já a “Viagem Literária” consiste na apresentação lúdica de um teatro de mamulengos (espécie de fantoche típico da região do Nordeste brasileiro) que narra a história da Biblioteca Municipal por meio das personagens Nelsinho e vó Cecília. A atividade é voltada tanto para a rede municipal quanto estadual, envolvendo os alunos desde o Ensino Fundamental 1 até o Ensino Médio, e conta com duas apresentações, por unidade escolar, a fim de atingir as turmas de ambos os períodos de aula.

Na sequência, a proposta da atividade é trabalhar um autor específico, para fomentar a leitura do público. O escritor contemplado nesta edição da Viagem é Davi Simão Junior, autor de “A Menina do Nariz Arrebitado”, releitura feita em mangá da obra de Monteiro Lobato.

Slam
Uma das turmas participantes do “Slam nas Escolas” é a dos alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Coronel Siqueira de Moraes, no Vianelo. A primeira atividade na escola foi realizada na manhã da última segunda-feira (15), com os artistas do Slam do Zé, um coletivo jundiaiense, composto por Gabizine, Amanda e Canuto e com a artista convidada Belom.

As artistas fizeram uma fala inicial sobre a prática e o histórico do Slam, sobre os desafios do fazer artístico e convidaram os alunos para que se apresentassem.

Stephane Araújo, de 17 anos, foi a primeira aluna a encarar o palco e recebeu uma calorosa salva de palmas ao recitar “Cenário Poético: Sertão”, sua poesia sobre memórias e saudades do Nordeste. “Nasci em Piripiri, no Piauí, e estou há somente dois anos em Jundiaí. O professor pediu que escrevêssemos uma poesia com algo de que meu coração estivesse cheio. Decidi escrever sobre a minha Infância e as saudades, pois eram esses os temas que vinham tomando meus sentimentos nos últimos dias”.

A corajosa Stephane, a primeira a se apresentar, arrancou os aplausos de seus colegas com “Cenário Poético: Sertão”

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/05/18/cultura-promove-atividades-descentralizadas-da-biblioteca-nas-escolas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original