Defesa Civil divulga balanço da Operação Chuvas de Verão

Publicada em 18/05/2023 às 11:57

A Defesa Civil de Jundiaí divulgou o balanço da Operação Chuvas de Verão, iniciada em dezembro de 2022 e finalizada em abril. Segundo o balanço, todos os meses registraram volumes de chuvas superiores às médias dos últimos 12 anos. Além disso, durante os 121 dias de operação, foram atendidas 181 ocorrências e 90 famílias.

O mês de dezembro foi o mais chuvoso, com 526 milímetros. Janeiro (460 mm), março (457), fevereiro (408) e abril (166) fecham a lista. Os bairros com maior volume de chuvas foram o Jardim Santa Gertrudes, Fazenda Grande, Jardim Florestal, Roseira e a região do Rio Jundiaí.

Já as ocorrências estão relacionadas a desastres que variam entre naturais e tecnológicos, catalogados de acordo com a Classificação e Codificação Brasileira de Desastres. Março foi o mês com mais atendimentos, seguido por janeiro, fevereiro e dezembro.

Ao todo, houve 59 ocorrências de deslizamentos de terra, com destaque para o Jardim São Camilo, Rio Acima, Mato Dentro e Champirra. Alagamento e inundação chegaram a 35 ocorrências, principalmente nos bairros do Rio Acima, Mato Dentro, Roseira e Fazenda Grande. Também foram atendidas 23 ocorrências de natureza meteorológica com registros de chuvas intensas, vendavais, granizos, raios, dentre outros. Além das ocorrências típicas da Operação Chuvas de Verão, a Defesa Civil atendeu 60 casos de natureza tecnológica, por exemplo, desastres relacionados a incêndios urbanos e em vegetação. Além disso, foram registradas 73 interdições totais e ou parciais.

Equipes da Defesa Civil e demais unidades integrantes da Força Tarefa realizaram 181 atendimentos

Os órgãos que compõem a Força Tarefa atuaram de forma integrada nas ações de resposta e socorro às vítimas de desastres, como exemplo, a UGADS, atendeu 90 famílias, com distribuição de 95 kits de higiene, 95 Kits de limpeza, 112 colchões, 60 travesseiros e 68 cestas básicas.

“Com o grande volume de chuvas registrado nesses meses, avaliamos que as ações de prevenção foram fundamentais para evitar grandes problemas. Agora iremos analisar as ações para buscar uma prestação de serviço ainda melhor no próximo ano”, relata o coordenador da Defesa Civil de Jundiaí, Coronel Gimenez.

“Felizmente não houve registros de mortes em decorrência das chuvas em Jundiaí. Isso se deve ao trabalho intensivo e preventivo realizado de forma intersetorial, pelas equipes da gestão do prefeito Luiz Fernando Machado. Além da prevenção, a ação também foi feita rapidamente nos casos de ocorrências”, avalia o Gestor da Casa Civil, Dr. Gustavo Maryssael.

Os dados detalhados ainda serão publicados no Portal da Prefeitura de Jundiaí.

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/05/18/defesa-civil-divulga-balanco-da-operacao-chuvas-de-verao/
Leia mais sobre