Vivência com Culinária reforça aprendizagem dos alunos do Centro de Línguas

Publicada em 18/05/2023 às 16:17

Além das atividades em sala de aula, uma das práticas frequentes de ensino do Centro de Línguas e Tecnologia da Informação Antônio Houaiss é a realização de aulas relacionadas ao idioma estrangeiro em estudo. Alinhada ao programa municipal Escola Inovadora, uma dessas práticas é a vivência na cozinha do equipamento ligado à Unidade de Gestão de Educação (UGE), no Complexo Argos, para o preparo de receitas típicas e tradicionais dos Países onde esses idiomas são falados.

Esta semana, por exemplo, os alunos de Italiano têm ido à cozinha, acompanhados de uma visitante ilustre: a autora ítalo-brasileira Angela Mela, que está em Jundiaí para o lançamento de “Comida de rua de Nápoles”, seu terceiro livro e que traz histórias, receitas regionais, glossário, curiosidades da cultura italiana e pontos turísticos daquela cidade italiana.

Turma atenta aos ensinamentos da visitante também pôs a mão na massa

A convite da professora Maria Eugênia Savietto, do Centro de Línguas, Angela tem proposto para os alunos vivências e receitas napolitanas presentes em seu livro, como o preparo, por turmas, de delícias como: “sfogliatella frolla” (sobremesa recheada de ricota e frutas cristalizadas), “tortano” (espécie de pão com linguiça), “parigina” (torta de frios e queijo), “pizza montanara” (tipo de pizza frita) e “frittata di maccheroni” (espécie de omelete com macarrão).

Maria Eugênia explica a proposta da aula. “Todos os semestres, pelo menos uma vez, trazemos a sala de aula para a cozinha. Mas não sem antes ter feito um trabalho pedagógico a respeito. Tratamos do vocabulário dos ingredientes e utensílios, quais os verbos envolvidos e aproveitamos, através do trabalho linguístico, para fazer também uma abordagem cultural, falando das diferenças regionais, no caso do idioma italiano”.

A professora aposentada Denise Balbuena foi uma das que puseram a mão na massa. “Quando eu trabalhava, também trazia para a sala de aula estratégias que motivassem meus alunos a aprender. E felizmente esta também é uma prática aqui do Centro de Línguas e da nossa professora. Por isso, esta aula foi uma experiência enriquecedora, uma oportunidade de vivenciar e interagir com o idioma de uma outra forma, ainda mais para alguém que, como eu, é apaixonada pela culinária”, comentou a aluna.

Maria Eugênia, Angela e Denise: primeira turma da manhã fez a “sfogliatella”, muito consumida pelos napolitanos para o café da manhã

Lançamento
O lançamento do livro “Comida de rua de Nápoles” será realizado em noite de autógrafos nesta sexta-feira (19), às 18h30, no auditório da Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot. O encontro contará bate papo com a autora. A Biblioteca fica na avenida Dr. Cavalcanti, 396 – Complexo Argos. Mais informações pelo telefone 4527-2110.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/05/18/vivencia-com-culinaria-reforca-aprendizagem-dos-alunos-do-centro-de-linguas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original