Plano de Desenvolvimento Econômico já aponta desafios e potencialidades de Jundiaí

Publicada em 19/05/2023 às 18:26

A apresentação do diagnóstico do Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Internacionalização (PDEII), realizada na manhã desta sexta-feira (19), no auditório da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ), apontou potencialidades de Jundiaí no desenvolvimento econômico e social, mas também os desafios que o município terá pela frente para manter a qualidade de vida e as oportunidades.

“O diagnóstico é o passo inicial para construirmos o plano de ação. Identificar as forças, olhar as nossas potencialidades e ampliá-las, aperfeiçoar o nível de conhecimento que vai dar base para esse aperfeiçoamento das potencialidades e também corrigir as fragilidades. São os pontos importantes que a gente também observou para podermos evoluir”, comentou o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi – que representou o prefeito Luiz Fernando Machado na apresentação.

IMAGEM COLORIDA MOSTRA O AUDITÓRIO DA FACULDADE DE MEDICINA DE JUNDIAÍ, DURANTE APRESENTAÇÃO DO DIAGNÓSTICO DO PLANO MUNICIPAL DE DESENVVOLVIMENTO ECONÔMICO, INOVAÇÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO. O AUDITÓRIO ESTÁ REPLETO DE PESSOAS E NO PALCO ESTÃO OS GESTORES JOSÉ ANTONIO PARIMOSCHI E CRISTIANO LOPES, SENTADOS À ESQUERDA, ALÉM DOS PESQUISADORES DA FESP
Apresentação do diagnóstico no auditório da Faculdade de Medicina: estímulo ao desenvolvimento

Ele cita, inclusive, o protagonismo de Jundiaí em relação ao Brasil, que ainda não possui um plano de desenvolvimento econômico. “Se existe um plano nacional, fica muito mais fácil para atribuir conexões com ele. Mas, quando não tem, a gente olha só para o nosso território. Esse protagonismo é uma das características da nossa cidade”.

O gestor de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Cristiano Lopes, abriu a solenidade e ressaltou a importância da discussão sobre o futuro de Jundiaí. “Trabalhamos com cinco eixos principais, que são a estabilidade financeira, a diversificação dos setores, atração de novos investimentos, a melhoria na qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável. O diagnóstico mostra que estamos no caminho certo, tendo por exemplo a FENS (Feira do Empreendedor, Negócios e Serviços) e o Espaço Jundiaí Empreendedora citados na pesquisa, e agradecemos todas as pessoas que estão nos ajudando a construir mais este capítulo da história de Jundiaí”.

Próximos passos

Os próximos passos, agora, serão no sentido de aprofundar a análise dos dados para elaboração e conclusão do plano. A apresentação final do PDEII está prevista para outubro deste ano, com participação das entidades que auxiliam na elaboração: Instituto Federal, Senac, Ciesp, Sebrae, Fatec, Proempi, ACE, OAB, CDL e Sincomerciários.

“O diagnóstico mostra que Jundiaí é rica em potencialidades, em oportunidades. Deve-se otimizar aquilo que ela tem de melhor e entender como alavancar isso, a partir da geração de oportunidades de renda e emprego, sobretudo para aqueles que não fazem parte disso atualmente”, destacou o professor Paulo Silvino Ribeiro, mestre e doutor em Sociologia, que é coordenador da FESPSP (Fundação Escola de Sociologia e Política do Estado de São Paulo) – responsável pelo suporte à elaboração do PDEII.

FOTO COLORIDA MOSTRA O GESTOR DE GOVERNO E FINANÇAS, JOSÉ ANTONIO PARIMOSCHI, EM PÉ, DURANTE APRESENTAÇÃO DO PDEII. AO LADO DELE, SENTADO, ESTÁ O GESTOR DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA, CRISTIANO LOPES.
José Antonio Parimoschi e Cristiano Lopes coordenam a elaboração do plano municipal: gestão eficiente

Marcelo Paranzini, gerente do Sebrae Jundiaí, afirmou que a apresentação do diagnóstico já trouxe diversas ações e soluções que a entidade tem à disposição para colaborar com pontos trazidos nesta apresentação.

“Quando se busca identificar algo que é real e se trabalha sobre essa realidade, você tem mais foco, define prioridades e faz uma agenda. E, principalmente, traz uma governança que pode atuar de forma colaborativa, conjunta. E ter esses princípios na base do programa, com certeza, trará mais resultado. Não é algo que se impõe, que vai ser trabalhado simplesmente em dados genéricos, mas sim com realidade. Acho que essa grande diferença vai, com certeza, trazer bastante resultado”.

Participaram do evento os gestores Eduardo Alvarez (Agronegócio, Abastecimento e Turismo), Simone Zanotello de Oliveira (Administração e Gestão de Pessoas), Maria Brant de Carvalho Falcão (Assistência e Desenvolvimento Social) e Mônica Gropelo (superintendente da TVTEC), além de diretores e servidores. Da Câmara Municipal, os vereadores Márcio Pentecostes de Souza (presidente da Comissão Especial de Acompanhamento do PDEII) e Paulo Sérgio Martins. O diretor-geral da FESP, Angelo Del Vecchio, e o diretor da Faculdade de Medicina de Jundiaí, professor doutor Evaldo Marchi, também estiveram presentes.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/05/19/plano-de-desenvolvimento-economico-ja-aponta-desafios-e-potencialidades-de-jundiai/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original