UGADS amplia Serviço Especializado de Abordagem Social na cidade

Publicada em 20/05/2023 às 10:33

A Unidade de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) aumentou o Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) às pessoas em situação de rua. Agora, são três equipes que trabalham em toda a cidade, 24 horas por dia. Com o reforço de pessoal, um novo veículo também foi disponibilizado.

“Essas equipes de orientadores sociais ofertam os serviços da rede de atendimento às pessoas em situação de rua e também fazem a escuta dos moradores e comerciantes. Nós reforçamos o atendimento, que é realizado por uma equipe de educadores sociais que identifica famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social em espaços públicos, como trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, situação de rua, uso abusivo de crack e outras drogas”, lembrou a diretora do Departamento de Vigilância Social da UGADS, Renata Mangieri.

“A maioria das pessoas em situação de rua aceita a abordagem social. Ao longo do tempo, com o vínculo que criamos, fica mais fácil encaminhá-los aos serviços, como a Casa de Passagem e os abrigos”, reforçou a orientadora social, Leisa Fachini Pereira.

UGADS amplia Serviço Especializado de Abordagem Social na cidade

A gestora da UGADS, Maria Brant, explica que além da garantia de proteção social, o objetivo principal do trabalho é viabilizar o processo de saída das ruas dos usuários do serviço. “A ampliação dos serviços reforçam a integração que já existia entre os diversos agentes envolvidos”.

Comerciante no centro da cidade há 15 anos, o Cássio Ferreira acredita que o reforço nas equipes é muito importante: “É uma demanda que fazemos através das reuniões com moradores e comerciantes do Centro e que vai ajudar bastante a melhorar a abordagem às pessoas em situação de rua e a qualidade de vida de quem mora e trabalha no Centro”, reforçou.

Orientações

Sempre que alguém identificar pessoa em situação de rua pode acionar o SEAS pelo telefone (11) 98531-0146, que conta com atendimento 24h. Outra indicação para a pessoa em situação de rua é que procure o Centro Pop, que fica na rua Marechal Deodoro da Fonseca, 504, Centro, e onde são oferecidos serviços como alimentação, higiene, espaço para lavagem de roupa e guarda de pertences, além da escuta técnica para entendimento das demandas ou encaminhamento, via recâmbio, para o Município de origem, de modo responsável, se algum familiar se responsabilizar pelo acolhimento.

UGADS ampliou o serviço com mais orientadores sociais e um novo veículo

Assessoria de imprensa
Fotos: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/05/20/ugads-amplia-servico-especializado-de-abordagem-social-na-cidade/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original