Escola Inovadora: formação para Educação Física traz profissional renomado do segmento

Publicada em 22/05/2023 às 18:00

Um dos eixos do programa Escola Inovadora, a formação continuada é uma prática proposta pela Unidade de Gestão de Educação (UGE) aos educadores da rede municipal de ensino, em sua rotina semanal de trabalho. Nesse sentido, uma das atividades propostas pelo Departamento de Formação da Unidade iniciadas esta semana foi a formação dos cerca de 150 profissionais de Educação Física da Rede, com tema “Rota do Conhecimento para uma Educação Física Inovadora”.

Com programação de dez encontros, com uma turma no período da manhã e outra à tarde, a atividade inicial foi realizada nesta segunda-feira (22), no auditório do Parque da Cidade e contou, como convidado especial para a primeira palestra, do professor Dr. Lino Castellani Filho. O autor de livros e ex-secretário Nacional de Desenvolvimento do Esporte e do Lazer do Ministério do Esporte abordou temas referentes à intersecção entre as práticas, teorias e abordagens contemporâneas da Educação Física no País.

Encontro aconteceu no auditório do Parque da Cidade

“Os profissionais de Educação Física são, na vida dos nossos meninos e meninas, uma referência à cultura da qualidade de vida. Por isso, esta atividade, com um profissional renomado internacionalmente como o professor Lino, vem ao encontro do objetivo do programa Escola Inovadora, de atuar na formação dos educadores, para que isso reflita no crescimento dos alunos em suas dimensões físicas, intelectuais, sociais, culturais e afetivas, ainda mais no Parque da Cidade, um espaço que dialoga com a natureza e com a vida saudável”, comentou a gestora da UGE, Vastí Ferrari Marques.

Os módulos da “Rota do Conhecimento para uma Educação Física Inovadora” vão até o mês de novembro, trazendo diversos profissionais de renome a fim de tratar de temas como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o ensino de lutas, a vivência do lúdico e a importância dos jogos.

Lino Castellani Filho é autor de livros e ex-secretário Nacional de Desenvolvimento do Esporte e do Lazer do Ministério do Esporte

Mais formação
A diretora do Departamento de Formação da UGE, Sílvia Magalhães, explica como é programada a formação dos educadores da rede pelo programa Escola Inovadora. “Entre palestras, vivências e oficinas, a UGE terá oferecido, de janeiro até maio deste ano, o quantitativo de 614 horas de formação, tanto em modalidade presencial, quanto remota. Esta última, resultante do modelo que possibilitou a manutenção das ações durante a pandemia e que ainda hoje trazem benefícios, como por exemplo, promover atividades com profissionais que residem fora do Brasil. Os ciclos formativos contemplam, aproximadamente, quatro mil educadores da rede municipal de ensino, desde os que atuam diretamente com os estudantes, como professores, educadores infantis, diretores de escola, assistentes de direção e coordenadores pedagógicos, até os que, indiretamente, exercem papel fundamental no processo educativo, como cozinheiros, assistentes de administração e agentes de serviços operacionais”, comentou.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/05/22/escola-inovadora-formacao-para-educacao-fisica-traz-profissional-renomado-do-segmento/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original