De forma lúdica, equipe da saúde aborda os riscos da automedicação

Publicada em 23/05/2023 às 17:35

“Remédio não é brinquedo”. Essa foi a lição reforçada aos alunos da EMEB Luzia Francisca de Souza Martins, nesta terça-feira (23), a partir de ação de conscientização sobre o uso de medicamentos, realizada pela equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) Ivoturucaia.

Com um teatro que trouxe situações comuns e com um jogo divertido, a farmacêutica Luana Maciel e a assistente social do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Denise Nobrega, ressaltaram os riscos do uso de qualquer tipo de medicamento, sem prescrição médica.

Com um jogo divertido, os alunos testaram os conhecimentos

“A automedicação, infelizmente, ainda é comum. A pessoa acha que está tomando algo simples, mas pode desenvolver um processo alérgico, ficar intoxicada, evoluindo para o óbito. Estamos atuando junto às crianças para que transmitam as orientações aos familiares e levem isso para a vida adulta”, destacou Denise.

Stephany Medeiros de Moura, de 10 anos, acertou todas as perguntas do jogo, mostrando que assimilou as informações. “Remédios fora do lugar, precisam ser guardados. Mesmo tendo um sabor bom, não devemos tomar. O que serviu para o vizinho, pode não ser o que o médico vai passar para nós. O risco de acabarmos parando em um hospital, usando remédio sem orientação, é grande”, frisou.

Para a diretora da EMEB, Vera Passero, a ação foi importante. “Essa parceria com a saúde, principalmente por meio da UBS, traz muitos benefícios. Os alunos aprendem e acabam propagando as informações em casa, o que auxilia na prevenção de vários problemas”.

Ao longo do ano, a iniciativa vai ser levada para mais unidades escolares.

Stephany gostou de participar da ação. Ela mostrou o quanto aprendeu

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/05/23/de-forma-ludica-equipe-da-saude-aborda-os-riscos-da-automedicacao/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original