Escolas da rede municipal aderem à ‘Semana Mundial do Brincar’

Publicada em 24/05/2023 às 09:24

Com o tema “A Natureza no Brincar”, a Semana Mundial do Brincar conta, novamente, com a adesão da Prefeitura de Jundiaí, por meio dos programas Cidade das Crianças e Escola Inovadora. Entre os serviços que aderiram à programação, as escolas da rede municipal têm desenvolvido diversas atividades temáticas, para que os alunos possam desenvolver atividades de aprendizagem em contato com a natureza.

“Brincar e entrar em contato com a natureza já são práticas pedagógicas que integram a rotina, por meio das propostas de desemparedamento da escola, no eixo da qualidade de ensino do programa Escola Inovadora. De forma a reforçar a importância que têm estas atividades, as unidades escolares estão reforçando suas propostas ao longo desta semana, frisando a importância de que criança também aprende e desenvolve suas habilidades enquanto brincam e exploram os espaços ao ar livre”, comentou a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques.

Bernardo Barros, Felipe Rios e Melina Garcia, de tês anos, brincaram de “capucheta” no parque da escola

Na Emeb Professora Maria de Lourdes Gonçalves Barros, do bairro da Boa Vista, que atende cerca de 100 alunos de até os três anos de idade (Educação Infantil I), a semana de brincadeiras tem como temas os elementos da natureza: água, ar, terra e fogo. Nesta terça-feira (23), dia de brincar com o ar, os alunos puderam se divertir soltando “capuchetas” (pipas de plástico), bolhas de sabão e brincando com cataventos.

Já na Emeb Marly de Marco Mendes Pereira, do Jardim Novo Horizonte, do Ensino Fundamental I, onze turmas dos primeiros aos quintos anos puderam brincar no Mundo das Crianças.

A Maria Fernanda Rocha, de seis anos, esteve na tarde desta terça-feira (23) pela sexta vez no local. E a aluna da professora Alessandra Castro tem sua brincadeira preferida. “Em casa eu gosto de brincar de bonecas. Mas aqui, meu preferido é o chafariz. Se molhar é legal”.

Seu colega de sala Matheus Ferreira, também de seis anos, compartilha da mesma opinião. “Quando eu chegar em casa vou contar pra minha mãe, meu pai e pro Gustavo e Otávio, meus irmãos, que brinquei no foguete, na casa da árvore e de me molhar. Mas molhar foi o mais legal”.

Os colegas de sala Matheus e Maria Fernanda divertiram-se com as brincadeiras de água no Mundo das Crianças

Mais Semana do Brincar
A Semana Mundial do Brincar, em Jundiaí, é articulada pelo Grupo de Trabalho Criança na Cidade da Prefeitura e pelos Comitês Regional e Municipal do Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância (SPPI). A programação segue até este domingo (28), com mais atividades nas unidades escolares e outros equipamentos e serviços municipais, como nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e nas visitações do programa Criança Feliz.

Nesta quinta-feira (25), também fazem parte da programação as “Horas Oficiais do Brincar”, às 11h30 e às 16h30, com o objetivo de incentivar que os adultos brinquem durante o seu trabalho e outras atividades.

A programação proposta pela Prefeitura da Semana do Brincar deste ano também irá integrar o Dia do Desafio, do Sesc, marcado para a quinta-feira (31).

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/05/24/escolas-da-rede-municipal-aderem-a-semana-mundial-do-brincar/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original