Mês do Meio Ambiente: Junho terá diversas ações programadas na cidade

Publicada em 24/05/2023 às 08:00

O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, será celebrado em Jundiaí ao longo de todo o mês de junho, com uma série de eventos. A programação é promovida pela Prefeitura de Jundiaí, através da Unidade de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) e da Fundação Serra do Japi.

Um dos eventos programados é 2ª Conferência pelo Clima entre Municípios Vizinhos, no dia 07 de junho, que reunirá representantes de Louveira, Vinhedo, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Cabreúva, Cajamar, Várzea Paulista e Campo Limpo Paulista, além de Jundiaí, para estabelecer ações conjuntas para o enfrentamento das mudanças climáticas e seus efeitos sobre as cidades.

Jundiaí foi escolhida para sediar a 2ª Conferência pelo Clima ao final da primeira edição do evento, realizada em 2022, em Louveira. Desta vez, além de aprofundar os debates sobre o tema, os municípios assinarão uma Carta de Compromisso ao final do dia de palestras e discussões.

“Será um dia de refletir com os municípios sobre o que cada um deles poderá fazer para minimizar os impactos negativos das mudanças climáticas, definindo um conjunto de ações coletivas a serem realizadas em curto e médio prazos, considerando o ano de 2030 como horizonte”, afirmou o gestor da UGPUMA, Sinésio Scarabello Filho.

O primeiro evento previsto é uma ação voluntária de limpeza nas cachoeiras da Serra do Japi, no próximo domingo (28 de maio), a partir das 8h, com saída do Centro de Referência em Educação Ambiental (CREAM).

Estão programadas pelo menos 10 ações que também envolvem a sociedade civil e as escolas, como a exposição de fotografias de alunos da Rede Municipal, a partir da pergunta: “Como está a natureza no seu caminho entre a casa e a escola?”, a partir do dia 12 de junho, e a visita dos estudantes da EMEB Nelson Brito à Horta Urbana e ao Jardim de Chuva do Guanabara, no dia 01 de junho.

“A programação do mês do Meio Ambiente traz várias oportunidade de aproximação das pessoas para entender a complexidade e a importância da preservação ambiental, não só da área da Serra do Japi e do ambiente mais próximo de onde a gente vive, mas de ambientes mais distantes também. Passando pela questão da Educação Ambiental, do empreendedorismo com sustentabilidade e da importância da pesquisa, com a participação da sociedade civil”, lembra a superintendente da Fundação Serra do Japi, Vânia Plaza Nunes.

Veja abaixo a programação:

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/05/24/mes-do-meio-ambiente-junho-tera-diversas-acoes-programadas-na-cidade/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original